Topo

Rio de Janeiro

Carro da Paraíso do Tuiuti perde o controle e fere 20 pessoas na Sapucaí

Do UOL, em São Paulo*

26/02/2017 23h22

Vinte pessoas foram atropeladas e prensadas contra uma grade da Marquês de Sapucaí por um carro alegórico logo no início do desfile da Paraíso do Tuiuti, primeira escola a entrar na avenida neste domingo (26). Os feridos estavam na lateral da pista do sambódromo e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, três delas, em estado mais grave, foram encaminhados ao hospital Souza Aguiar, no centro do Rio. Outros cinco foram levados ao Miguel Couto, na zona sul. Doze foram atendidos no posto de saúde da Sapucaí e liberados em seguida.

A alegoria, que pesa três toneladas e já havia apresentado problemas na concentração por causa da pista molhada, perdeu o controle no início do desfile ao realizar uma manobra e, em seguida, acelerar subitamente de ré, batendo em quem estava no chão, ao lado da grade de proteção da pista. No local estavam vários jornalistas. Chovia no momento do acidente.


"Eu tenho que agradecer a Deus. Teve casos piores. Uma amiga teve fratura exposta na perna, a outra teve as duas pernas prensadas contra a grade. Eu fui derrubada e fui parar quase debaixo do carro alegórico", contou a jornalista Bárbara Campello em entrevista à rádio CBN. Ela sofreu escoriações no braço.

Para retirar algumas vítimas que ficaram presas na grade atingida, os bombeiros tiveram que serrar as ferragens. "Foi uma fatalidade", lamentou um porta-voz da Paraíso do Tuiuti à agência Efe.

“A parte da frente do carro, com as rodas malucas que estavam usando e com a chuva, começou a tender para o lado esquerdo. Quando foi para o outro lado, ele se desgovernou um pouquinho e começou a encostar nas pessoas”, disse Elmo José, diretor da liga das escolas de samba do Rio.

Uma das vítimas do acidente é a fotógrafa do site Tititi do Samba Lucia Regina Melo, que teve fratura exposta na perna e traumatismo craniano leve. Ela havia sido internada no hospital Souza Aguiar, mas foi transferida para o Miguel Couto.

De acordo com o marido de uma das vítimas, que aparentemente quebrou o fêmur, a impressão foi de que o carro deu ré e pegou todos de surpresa. Segundo ele, as ambulâncias também demoraram para entrar na pista e atender os feridos.
 
Ao ver o carro alegórico desgovernado em sua direção, o fotógrafo Severino Silva decidiu pular a grade da Marquês de Sapucaí. "Eu vi o carro vindo, empurrando e prensando as pessoas na grade", disse Severino ao UOL. Ele conta que para escapar do acidente se lançou por cima da grade. "Eu queria subir no carro. Estava com medo de ser atingido no quadril".
 
Decorado com uma imensa figura de Carmen Miranda, a alegoria, que transportava cerca de 40 integrantes, também se chocou com a arquibancada e cabines de rádio no setor 1 do sambódromo. Com o impacto, alguns componentes da Paraíso do Tuiuti chegaram a cair de plataformas.
 
Após cruzar a passarela do samba, o carro, o último a desfilar pela escola, foi posicionado em um dos cantos da praça da Apoteose, na dispersão, atrapalhando a visão do setor 13 das arquibancadas e levando o público às vaias.

Policiais da 6ª DP da Polícia Civil, que investigará o acidente, realizaram uma perícia que será concluída apenas perícia na manhã desta segunda-feira. Os condutores do veículo também serão interrogados.

A confusão atrasou a entrada da escola seguinte, a Grande Rio, segunda da primeira noite de desfiles.

A escola divulgou uma nota oficial na madrugada desta segunda: "A Paraíso do Tuiuti lamenta profundamente o ocorrido durante o seu desfile na noite deste domingo de carnaval. A diretoria da escola manifesta o seu pesar e prontifica-se a prestar esclarecimentos assim que todas as causas do acidente forem apuradas. Esclarecemos que ofereceremos toda a assistência necessária às vítimas deste irreparável episódio. Informamos que a alegoria envolvida no acidente será ''periciada'' pela Polícia Civil".

A  Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) também se pronunciou, dizendo lamentar "profundamente o acidente ocorrido no início da noite deste domingo durante o desfile da Paraíso do Tuiutí". "A Liga se solidariza com as vítimas e seus familiares e informa que todas foram prontamente socorridas  pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, tendo sido algumas transferidas para hospitais da região", termina a nota.

*Com informações de Luna Vale e Bernardo Gentile, em colaboração para o UOL no Rio