Topo

CarnaUOL

Apuração das escolas de samba de SP começa às 16h; saiba como será

Dragões da Real faz seu Carnaval no sambódromo paulistano com o enredo "Dragões canta Asa Branca" - Alexandre Schneider/UOL
Dragões da Real faz seu Carnaval no sambódromo paulistano com o enredo "Dragões canta Asa Branca"
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/02/2017 11h24

A partir das 16h desta terça-feira (28), os olhos e ouvidos dos paulistanos estarão todos voltados para o Anhembi, quando as notas dos jurados do Carnaval 2017 de São Paulo serão reveladas. Acompanhe no UOL a apuração em tempo real.

A ordem de leitura dos quesitos começará pela fantasia, passando pela bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba-enredo.

O quesito samba-enredo servirá como desempate na apuração, caso seja necessário. Se persistir o cenário, o penúltimo quesito será utilizado (enredo) e assim por diante. A previsão é a de que até as 18h o vencedor já seja conhecido.

Todas as escolas vão para a apuração sem sofrerem penalidades, deixando Vai-Vai e Nenê de Vila Matilde livres de punição.

Três integrantes da Vai-Vai não teriam passado pelo portão portão quando ele foi fechado, encerrando o desfile. Eles eram da escola, mas não integravam a apresentação.

A Nenê demorou mais de uma hora para começar a desfilar, reclamando de óleo e água na pista que teriam sido jogados no chão durante o desfile anterior, da Vai-Vai. O incidente servirá para ajustar as regras do ano que vem. A Liga afirmou que o líquido era água.

Segundo o presidente da Liga, a instituição está avaliando um limite de até 20 minutos para a escola começar o desfile, além dos 15 minutos para o aquecimento. A medida será votada entre os integrantes da Liga e tem o objetivo de evitar a repetição do que aconteceu este ano.

Ordem de leitura das notas:

  1. Fantasia
  2. Bateria
  3. Comissão de frente
  4. Mestre-sala e porta-bandeira
  5. Harmonia
  6. Alegoria
  7. Evolução
  8. Enredo
  9. Samba-enredo

Nota

Para evitar que novamente escolas fiquem sem nota dos jurados, além das medidas já anunciadas --como perda do cachê do jurado--, a Liga está tomando cuidados especiais este ano. Foram tomadas precauções na cédula de votação, como o campo para preenchimento da nota, que foi aumentado e marcado com a cor vermelha, contrastando com o amarelo da cédula. Agora é necessário preencher tanto por extenso quanto por numeral.

Até o ano passado, a maior nota do quesito era preenchida no lugar da nota que deixou de ser dada. Neste ano, na ausência de uma ou mais notas em determinado quesito, será feita a média aritmética das notas atribuídas. O que ficar abaixo de de frações de até 0,05, será arredondado para baixo. O que ficar acima disso, o arredondamento será para cima. A menor nota do quesito, como em outros anos, será excluída.

CarnaUOL