Topo

Rio de Janeiro

Tijuca e Tuiuti têm piores notas em alegorias e adereços e também evolução

Integrante da Unidos da Tijuca é socorrido após teto de carro alegórico desabar na concentração da Sapucaí - Bruna Prado/UOL
Integrante da Unidos da Tijuca é socorrido após teto de carro alegórico desabar na concentração da Sapucaí Imagem: Bruna Prado/UOL

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 17h07

Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti tiveram as piores notas de alegorias e adereços no início da apuração do Carnaval 2017, no sambódromo do Rio, nesta Quarta-Feira de Cinzas (1). As duas tiveram 29,4 e 29,5 pontos na soma dos quatro jurados, não obtendo nenhuma nota dez. No quesito evolução, o sexto a ter suas notas lidas, as duas agremiações também tiveram as piores marcas, deixando-as na lanterninha da tabela. Em evolução, a Tijuca somou 29,4 pontos, enquanto a Tuiuti anotou 29,2, os piores resultados entre todas as competidoras.

Tanto alegorias e adereços quanto evolução são quesitos fundamentais para a decisão do campeonato de 2017, já que as escolas duas escolas tiveram acidentes com carros alegóricos, o que impacta diretamente nas notas. O problema com as alegorias prejudicou a estrutura e o andamento das apresentações. As agremiações tiveram de coordenar o desfile simultaneamente com operações de resgate, pois mais de 30 pessoas ficaram feridas nos dois dias.

Na Unidos da Tijuca, a parte de cima do segundo carro alegórico afundou antes de entrar na Marquês de Sapucaí. A alegoria representava a Cidade de Nova Orleans e estava pronto para atravessar a avenida, com mais de 30 componentes a postos. O desfile chegou a ser interrompido, mas voltou minutos depois, e o carro ficou parado enquanto os integrantes eram socorridos. Para entrar na avenida, as alas e destaques que estavam posicionadas atrás do carro tiveram de ultrapassar a alegoria pelo corredor que se formou na lateral, junto à grade, e então se reorganizar para tomar a pista novamente. Por conta do acidente, a escola estourou o tempo máximo de desfile e, por isso, perderá um décimo na soma total de pontos.

Na Paraíso do Tuiuti, vinte pessoas foram atropeladas e prensadas contra uma grade do sambódromo por um carro alegórico logo no início do desfile. Os feridos estavam na lateral da pista do sambódromo e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Não haverá rebaixamento

No início da tarde, a Liga Independente das Escolas de Samba decidiu que nenhuma escola cairá para o Grupo A, e que, com a subida da campeã do acesso, o Grupo Especial terá 13 escolas em 2018. Segundo a Liesa, a decisão foi tomada em 'solidariedade' às agremiações que enfrentaram os acidentes que deixaram mais de 30 pessoas feridas nas duas noites de desfile.

A ordem de leitura das notas nesta Quarta-Feira de Cinzas é: 1- Alegorias e adereços; 2 – Bateria; 3 – Fantasias; 4 – Samba Enredo; 5 – Comissão de Frente; 6 – Evolução; 7 – Harmonia; 8 – Mestre-sala e Porta-bandeira; e 9 – Enredo.