Topo

Rio de Janeiro

Nenhuma escola do Rio será rebaixada, decide Liesa após acidentes

Integrantes da Unidos da Tijuca choram em desespero ao terminarem o desfile marcado por acidente no segundo carro - Douglas Shineidr/UOL
Integrantes da Unidos da Tijuca choram em desespero ao terminarem o desfile marcado por acidente no segundo carro
Imagem: Douglas Shineidr/UOL

Do UOL

01/03/2017 15h50Atualizada em 01/03/2017 17h25

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu nesta quarta-feira (1) que nenhuma escola do Grupo Especial será rebaixada neste ano.

A decisão, tomada em uma reunião antes do início da apuração do desfile, ocorreu em função dos acidentes envolvendo carros alegóricos das escolas Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca, que deixaram mais de 30 pessoas feridas nas duas noites de desfiles.
 
Representantes de todas as escolas, em sua maioria presidentes, participaram da reunião e chegaram a um acordo. Ricardo Farid, presidente da Beija-Flor, disse que as escolas coirmãs acharam que era justo não haver penalização por causa dos acidentes.
 
A decisão foi confirmada em nota lida antes do início da leitura de notas na Sapucaí. "Em solidadaridade às agremiações envolvidas nos lamentáveis acidentes neste Carnaval, as escolas de samba decidiram manter todas as agremiações no Grupo 1, sem descenso e com a ascensão da escola vencedora do grupo da Serie A. No próximo Carnaval participarão 13 agremiações, com descenso de duas para o Acesso no ano seguinte."
 
Parte do público presente no sambódromo reagiu à notícia com vaias. 
 
A Mocidade foi a única escola que votou contra a decisão da Liesa. A solicitação do não rebaixamento foi feita pela Unidos da Tijuca. "Somos solidários às escolas, mas achamos que isso abre um precedente perigoso. Ano que vem teremos que dividir a subvenção de 12 escolas para 13, haverá mais uma escola ocupando um barracão. Não achamos justo mudar as regras depois de o jogo ter começado, mas vivemos num país democrático e a maioria decidiu assim", disse o vice-presidente da Mocidade, Rodrigo Pacheco.
 
Sem a queda de uma escola para o Grupo A e com a subida da campeã do acesso, o Grupo Especial terá 13 escolas em 2018. Duas escolas serão rebaixadas no ano que vem.
 
Em 2011, uma decisão semelhante foi tomada depois que um incêndio atingiu a Cidade do Samba, destruindo parte das alegorias das escolas de samba Grande Rio, Portela e União da Ilha. As três desfilaram como hors concours, não foram avaliadas e não houve rebaixamento de nenhuma escola. 
 

Enredo definirá desempate

A partir das 16h45 desta quarta-feira, ocorre a apuração das notas dos jurados do Carnaval 2017. Acompanhe no UOL apuração em tempo real.

Em sorteio feito na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foi definida a ordem de leitura das notas: 1- Alegorias e adereços; 2 – Bateria; 3 – Fantasias; 4 – Samba Enredo; 5 – Comissão de Frente; 6 – Evolução; 7 – Harmonia; 8 – Mestre-sala e Porta-bandeira; e 9 – Enredo.

Com essa ordem, o enredo, que é o último quesito, será o primeiro a ser usado como desempate. Se o empate continuar, o desempate será feito no quesito anterior, e assim sucessivamente.

Este Carnaval tem uma diferença em relação aos anteriores: são seis jurados por quesito, mas apenas quatro notas serão válidas na apuração. Os dois reservas também atribuirão notas, mas suas avaliações só serão divulgadas e computadas caso um dos titulares tenha algum problema e não possa concluir sua avaliação.

Cada um dos 54 jurados deve atribuir notas de 9 a 10 (com o fracionamento de décimos) para os nove quesitos.