Minas Gerais

Carnaval de BH teve um caso de violência contra mulher a cada 42min

Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo
Bloco "Chama o Síndico" arrastou milhares de foliões pela avenida Afonso Pena na abertura do Carnaval em BH Imagem: Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo

Léo Rodrigues

Correspondente da Agência Brasil

09/03/2017 18h33

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou nesta quinta (9) um levantamento dos casos de violência contra mulheres no Carnaval de Belo Horizonte. Durante os seis dias da folia, entre a sexta-feira e Quarta-feira de Cinzas foram registradas 205 ocorrências. Isso significa que houve uma vítima a cada 42 minutos de folia.

Foram 150 casos de agressão e 46 de lesão corporal. As nove ocorrências restantes envolveram estupro, estupro de vulnerável e outras infrações contra a dignidade sexual.

Os números apontam para uma realidade diferente da que foi apresentada pelo secretário municipal de Segurança Pública e Prevenção, Cláudio Beato, durante coletiva de balanço da prefeitura da capital mineira.

"Tivemos apenas uma ocorrência mais notável de crime de gênero, e o acusado está tendo que se explicar hoje na delegacia. O trabalho das forças de segurança foi muito positivo. Mas não foi só ele. A sociedade também estava mobilizada e preparada para lidar com este tipo de ocorrência", disse.

Ele se referia ao caso que ganhou destaque na imprensa em que uma mulher foi assediada e recebeu uma cabeçada no nariz. A vítima e testemunhas reconheceram e identificaram o agressor em fotos nas redes sociais. O caso está em investigação, por meio de inquérito aberto pela Polícia Civil. O homem prestou depoimento na semana passada.

O combate ao assédio havia sido tema de uma campanha e uma marchinha lançada por foliãs de Belo Horizonte. A iniciativa contou com o apoio de cerca de 30 blocos, além de entidades como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Apesar do grande número de ocorrências neste Carnaval, houve uma queda de 12,76% em comparação com a folia do ano passado. Em 2016, foram 235 casos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo