Presidente do Salgueiro é destituída pela Justiça; nova eleição será dia 16

Marcelo de Jesus/UOL
A presidente do Salgueiro, Regina Celi Fernandes, durante apuração Imagem: Marcelo de Jesus/UOL
Anderson Baltar

Anderson Baltar

Anderson Baltar é jornalista, formado pela UFRJ e tem 42 anos. Com mais de 15 anos de experiência na mídia carnavalesca, foi assessor de imprensa da União da Ilha e Império Serrano, produtor de Carnaval da TV Globo e trabalhou em coberturas de desfiles nas rádios Manchete e Tupi. Desde 2011, é âncora e coordenador da Rádio Arquibancada, web rádio com programação inteiramente voltada para o Carnaval. Em 2015, lançou o livro "As Primas Sapecas do Samba", ao lado dos também jornalistas Eugênio Leal e Vicente Dattoli.

06/12/2018 16h55

Regina Celi Fernandes não é mais presidente do Salgueiro. Esta foi a decisão proferida na tarde desta quinta (6) pelo desembargador Werson Rêgo, da 25ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. De acordo com a decisão, uma nova eleição será convocada para o dia 16 de dezembro e, até o pleito, a presidência será ocupada de forma interina por Jô Casemiro, o atual vice-presidente da vermelha e branca da Tijuca.

Ainda de acordo com a decisão, a atual presidente da escola permanece inelegível e as chapas postulantes deverão se inscrever até o dia 10 de dezembro. O descumprimento da decisão acarretará uma multa diária de R$ 500 mil para qualquer uma das partes.

A polêmica começou em maio, quando da inscrição de chapas. A Chapa 2, de oposição, liderada por André Vaz, conseguiu, inicialmente, a suspensão da eleição alegando a inelegibilidade de Regina Celi que, segundo o estatuto da escola, não teria mais direito a um mandato. Escorada por uma liminar, a agremiação realizou o pleito e Regina venceu. Porém, desde então, a oposição trava uma guerra de liminares na Justiça.

Durante um fim de semana, em agosto, Regina foi afastada, mas logo conseguiu retornar. Uma assembleia marcada para outubro terminou em confusão. O encontro, que deveria decidir por uma nova eleição ou pela posse da Chapa 2, terminou com interpretações divergentes. A situação afirma que uma nova eleição deveria ser marcada e o grupo de André Vaz diz ter vencido a votação. Uma nova eleição foi marcada para o final de novembro e cancelada.

A expectativa agora é que, a dois meses e meio do Carnaval, o Salgueiro finalmente tenha o seu comandante escolhido e que consiga ter paz para tocar os preparativos para o seu desfile. Quarta escola a entrar na avenida no domingo de Carnaval com o enredo "Xangô", o Salgueiro é o líder do ranking da Liesa, a despeito de não conquistar um título desde 2009.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor