Topo

São Paulo

SP registra 5,1 milhões de pessoas nos 4 dias de Carnaval, diz prefeitura

Bloco Tarado Ni Você levou paulistanos para o centro no sábado - Marcelo Justo/UOL
Bloco Tarado Ni Você levou paulistanos para o centro no sábado
Imagem: Marcelo Justo/UOL

Juliana Diógenes

São Paulo

14/02/2018 12h25

O Carnaval de rua de São Paulo reuniu cerca de 5,1 milhões de pessoas nos quatro dias de feriado, de acordo com a prefeitura. A soma inclui o público dos blocos de rua, dos palcos e dos desfiles das escolas de samba no Anhembi.

O balanço do carnaval foi divulgado na manhã desta quarta-feira. Ele mostra que de sábado a terça-feira foram 180 desfiles de blocos de rua na capital paulista. Somente a Avenida 23 de Maio, de domingo a terça, concentrou mais da metade do público do carnaval de rua: 2,6 milhões de foliões passaram pela avenida. No local, ocorreram sete desfiles.

A estimativa é baseada em números fornecidos pelos blocos. Os números também foram registrados por monitoramento da Secretaria de Prefeituras Regionais, da Companhia de Engenharia do Tráfego (CET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com utilização de drones.

Apesar do sucesso de público, o Carnaval na Avenida 23 de Maio registrou problemas. Uma das maiores queixas de foliões e moradores dos bairros próximos foi a quantidade de pessoas urinando, vomitando ou consumindo drogas nas ruas.

A lateral do Centro Cultural São Paulo, de frente para a 23, virou o ponto favorito para o xixi. Desde o dia 3, foram autuadas 396 pessoas urinando na rua. Segundo a Prefeitura, havia 580 banheiros públicos, mas os foliões reclamaram de filas.

Enfermeiras contaram que foliões tentaram forçar a entrada em hospitais da região para tentar usar os banheiros. No Hospital Sancta Maggiore, no Paraíso, meninas passaram a gritar e xingar, depois que foram impedidas de entrar pelos seguranças. Famílias de pacientes reclamaram de barulho e houve atraso na movimentação de ambulâncias.

No sábado, 1,6 milhão de pessoas aproveitou o carnaval nas ruas da cidade. Já no domingo, o público estimado foi de 1,4 milhão. A segunda-feira reuniu 1,1 milhão de pessoas e outras 850 mil pessoas circularam nas ruas e avenidas da capital.

O período oficial do Carnaval é de 3 a 18 de fevereiro, com previsão de 491 desfiles na cidade. No próximo fim de semana, estão previstos mais 104 desfiles. Segundo números da Prefeitura, somente no final de semana de pré-carnaval o público foi de quatro milhões.

De sábado até esta terça-feira, a administração municipal havia aplicado 113 notificações de multa da lei do xixi nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros.

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) já havia anunciado que intensificaria a fiscalização da Lei 57.983/17 durante o carnaval de rua na cidade. Foram destinados 160 agentes da Prefeitura somente para fiscalizar os mijões. Em vigor desde novembro, a multa para quem urinar na via pública é de R$ 500.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e os agentes das Prefeituras Regionais apreenderam 994 sacos com produtos irregulares. No carnaval de rua, equipes de saúde realizaram 168 atendimentos entre 20h de segunda-feira, 12, e 8h desta terça.