CarnaUOL

São Paulo

Com Alcione, Gil e Martinho, escolas de SP miram em homenagens no Carnaval

Reprodução
Alcione será homenageada pela Mocidade Alegre Imagem: Reprodução

Soraia Gama

Colaboração para o UOL

01/01/2018 15h20

O Carnaval deste ano começa mais cedo (9/2) e tem como forte marca homenagens à música brasileira. Além de grandes nomes do samba, como Martinho da Vila, Fundo de Quintal e Alcione, tem também a MPB de Gilberto Gil e a música caipira, com nomes tradicionais do sertanejo de raiz.

Também não vão faltar temas que falem do cinema de terror, da origem dos museus e assuntos atuais, como desigualdade social e impunidade. Escolas paulistanas também levarão para a avenida famosos ditados populares e uma homenagem dupla: Imperatriz Leopoldina e Imperatriz Leopoldinense, escola do Rio de Janeiro.

Os caminhoneiros que viajam pelo Brasil afora serão lembrados, assim como as belezas do Maranhão e mitologia indígena. E para sair um pouco das nossas fronteiras, o México e seu querido seriado ”Chaves” também passarão pelo Sambódromo do Anhembi.

Sexta-feira

Independente Tricolor
O primeiro desfile da noite será marcado pela estreia da Independente Tricolor no Grupo Especial. Com o enredo “Em cartaz: luz, câmera e terror... Uma produção independente!”, a escola vai colocar muitos zumbis e personagens assustadores na avenida.

Unidos do Peruche
A tradicional escola do bairro do Limão, que homenageou Salvador e ficou em 11º no Carnaval de 2017, é a segunda a desfilar no Anhembi. Ela aposta suas fichas no forte nome de Martinho da Vila com o enredo “Peruche celebra Martinho – 80 anos de dikamba da Vila”.

Acadêmicos do Tucuruvi
Com o enredo “Uma noite no museu”, a escola que não volta para o desfile das campeãs desde 2014 vai levar para a avenida uma exposição a céu aberto, com musas da mitologia e personalidades históricas. A atriz Mariana Xavier foi coroada madrinha da ala Plus Size

Mancha Verde
A escola também aposta no samba para conquistar uma melhor colocação – em 2017 ficou em 10º lugar. O Fundo de Quintal, grupo formado em 1970 que tem entre seus sucessos a música “Amizade”, será homenageado com o enredo “A amizade. A Mancha agradece do fundo do nosso quintal”.

Acadêmicos do Tatuapé
Um ano após conquistar o título inédito, a campeã do Carnaval 2017 apresenta o enredo “Maranhão. Os tambores vão ecoar na terra da encantaria”. A escola leva para a avenida as belezas da fauna e flora da região, os rituais religiosos e as festas populares.

Rosas de Ouro
A sexta escola a desfilar no Anhembi na sexta-feira vai enaltecer os caminhoneiros do Brasil com o enredo “Pelas estradas da vida. Sonhos e aventuras de um herói brasileiro”. A dupla sertaneja Maiara & Maraísa participou da gravação oficial do samba-enredo da escola, mas ainda não confirmou presença no desfile.

César Alves/Globo
Maiara & Maraísa estão no samba-enredo da Rosas de Ouro Imagem: César Alves/Globo

Tom Maior
Para fechar a noite, a Tom Maior apresenta o enredo “O Brasil de duas Imperatrizes: de Viena para o novo mundo, Carolina Josefa Leopoldina; de Ramos, Imperatriz Leopoldinense”. O desfile destaca o protagonismo da mulher de Dom Pedro I na Independência do Brasil. A outra homenagem é para a escola oito vezes campeã do Carnaval carioca.

Sábado

X-9 Paulistana
Atual campeã do Grupo de Acesso, a X-9 celebra a volta ao Grupo Especial cantando os ditados populares. O próprio nome do enredo faz referência ao Carnaval e à trajetória da escola. Afinal, “A voz do samba é a voz de Deus. Depois da tempestade vem a bonança”.

Império de Casa Verde
Na contramão das homenagens, a escola do Tigre Guerreiro optou por uma provocação e reflexão sobre a sociedade em que vivemos. “O povo, a nobreza real” vai abordar temas atuais da realidade brasileira, como desigualdade, impunidade, liberdade e insatisfação do brasileiro.

Mocidade Alegre
A Mocidade Alegre faz um tributo à cantora Alcione com o enredo “A voz marrom que não deixa o samba morrer”. Além da trajetória da artista, a Morada fará referências ao Maranhão, terra natal de Alcione, e à Mangueira, escola do coração da homenageada.

Vai-Vai
Os 55 anos de carreira de Gilberto Gil vão embalar o desfile da Vai-Vai, maior campeã do Carnaval paulistano, no enredo “Sambar com fé eu vou!”. Um dos destaques promete ser a estreia de Grazzi Brasil, ex-The Voice, única mulher entre os intérpretes oficiais das escolas de São Paulo.

Francisco Cepeda/AgNews
Carreira de Gilberto Gil será lembrada pela Vai-Vai Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Gaviões da Fiel
Guarulhos como você nunca viu. Essa é a proposta da Gaviões da Fiel com o enredo “Guarus – Na aurora da criação, a profecia Tupi... Prosperidade e paz aos guerreiros de Rudá”. A escola corintiana se baseia em uma lenda indígena para homenagear o segundo maior município de São Paulo.

Dragões da Real
Vice-campeã em 2017 e aparecendo nos últimos anos com grande destaque no Carnaval, a Dragões busca o título inédito apostando em um enredo bem brasileiro. “Minha música, minha raiz! Abram a porteira para essa gente caipira e feliz” leva para a avenida a história e o estilo sertanejo. Sérgio Reis participou da gravação oficial do samba e Roberta Miranda foi coroada embaixadora do enredo. Os dois estão confirmados para o desfile.

Vila Maria
Com o enredo “Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o princípio. Não contavam com minha astúcia. Arriba Vila, Arriba México, Arriba Bolaños!”, a Unidos da Vila Maria encerra a segunda e última noite de desfiles dando um salve ao México e ao Chaves – personagem eternizado pelo ator mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929 – 2014).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Da Redação
Da Redação
Da Redação
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
Agência Estado
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Topo