Topo

CarnaUOL

Ivete, É o Tchan e ensaios técnicos: o que você não verá no Carnaval 2018

Grávida de gêmeas, Ivete teve que dizer não para o Carnaval 2018 - André Muzell/Brazil News
Grávida de gêmeas, Ivete teve que dizer não para o Carnaval 2018 Imagem: André Muzell/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

09/01/2018 16h19

O Carnaval promete, mas nem tanto. Todo ano a folia sofre com algumas baixas, mas, em 2018, a lista de atrações que não participarão da festa cresceu com grandes artistas e eventos tradicionais.

Veja algumas ausências do Carnaval 2018:

Ivete Sangalo se apresenta grávida de gêmeas no Festival de Verão de Salvador - Andre Muzell/Brazil News - Andre Muzell/Brazil News
Grávida de Gêmeas, Ivete Sangalo não estará no Carnaval 2018
Imagem: Andre Muzell/Brazil News

Ivete Sangalo
Após 24 anos reinando no Carnaval de Salvador, Ivete anunciou que não comandará seu bloco em 2018. Grávida de gêmeas, a cantora afirmou que seria “uma grande irresponsabilidade estar em cima do trio”. “Uma coisa que ninguém vai me impedir é de botar um abadá em casa e dançar”, afirmou. A ansiedade pelo próximo Carnaval foi tanta que a cantora já confirmou presença no trio em 2019 e colocou os ingressos à venda faltando mais de um ano para a próxima folia. "Até pirei de alugar um apartamento perto do roteiro do Carnaval pra ver todo mundo passando", contou a cantora, que teve agenda de shows até o fim de de dezembro, além de participar do programa "The Voice", da TV Globo.

É o Tchan
Presença no Carnaval de Salvador há 17 anos, o bloco Pagode Total também cancelou sua participação no circuito Osmar. Em comunicado, o grupo culpou a crise financeira pela falta de recursos para colocar o trio na avenida. “Em respeito aos foliões, imprensa e parceiros, a produção pede desculpas, lamenta a situação e espera poder retornar com o desfile no ano de 2019”, diz o texto.

Compadre Washington e  Beto Jamaica, do É o Tchan! - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bloco alegou falta de recursos em meio à crise financeira
Imagem: Reprodução/Instagram

Tambores com Naná
Tradição do Carnaval em Recife, o Encontro de Maracatus, idealizado por Naná Vasconcelos, está fora da abertura da edição 2018. Mesmo com a morte do percussionista, em março de 2016, o encontro foi realizado em 2017 sendo liderado pelos mestres de cada maracatu. O evento teve sua data alterada para marcar o encerramento do pré-Carnaval, mas não fará parte da agenda de abertura do evento.

Ensaio do Encontro do Samba para o Carnaval na Sapucaí -  Júlio César Guimarães/UOL -  Júlio César Guimarães/UOL
No Rio, nada de ensaios técnicos para as escolas
Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Ensaios técnicos no Rio
No Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba suspendeu os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. A tradição das agremiações de testar seus desfiles na avenida e levar o público gratuitamente foi quebrada por falta de recursos. Integrantes das escolas lamentaram o cancelamento dos ensaios, principalmente por ser uma oportunidade de membros da comunidade de acompanhar uma prévia do desfile de forma gratuita.

Bloco Soviético em SP
Parte do Carnaval de rua de São Paulo desde 2013, o Bloco Soviético não estará nas ruas da capital paulista em 2018. Em comunicado publicado no Facebook, os organizadores afirmaram, em tom bem-humorado, que o desfile "irá para Cuba, mas retorna em 2019". Sobre a suspensão do desfile, o post fala sobre "burocracia, desconhecimento e desrespeito ao movimento do Carnaval", citando a atual gestão da prefeitura. "Dessa forma, em meio a tantas indefinições dessa gestão, optamos por não sair com o Bloco Soviético em 2018", conclui o texto.

Vinhetas de Carnaval da Globo
Quem também cortou gastos foi a TV Globo, que decidiu não fazer as tradicionais vinhetas para o Carnaval com passistas e intérpretes das agremiações. A apresentação dos sambas-enredo serão feitas por meio de um clipe com imagens dos desfiles do ano anterior.

CarnaUOL