Topo

Salvador

Olodum homenageia as deusas das águas no Carnaval 2018 de Salvador

Olodum abre os ensaios de Carnaval - Divulgação
Olodum abre os ensaios de Carnaval Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/01/2018 19h05

O bloco Olodum divulgou nesta terça (9) o tema do desfile do Carnaval 2018. O bloco do Pelourinho vai homenagear as águas com o tema "Deusas das Águas - Oceanos, Rios e Lagos".

O bloco quer ir para às ruas para conscientizar as pessoas sobre a escassez de água no mundo, chamar atenção para a crise hídrica e as desigualdades sociais geradas por conta desta ausência.

A água é um imprescindível recurso natural, considerado como estratégico em razão da sua importância para a vida das pessoas e das sociedades e também por não se distribuir de forma igualitária no globo.

No candomblé, a água esta essencialmente associada aos Orixás Oxum, senhora dos rios, do ouro, deusa das riquezas matérias e espirituais, dona do amor e da beleza e Iemanjá, senhora dos mares dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.

Deusas e orixás estão desde que chegaram ao Brasil ligadas ao empoderamento feminino. Assim, o Olodum levará para a avenida todas as deusas, senhoras, mitos onde as mulheres aparecem como grande mãe, protetoras, generosa nas suas dádivas e representam os diversos papéis que detêm o poder, em todos os campos sociais, políticos e econômico.

Veja abaixo a agenda do Olodum até o Carnaval:

Janeiro
Dia 16 - Terça do Olodum
Dia 21 - Ensaio do Bloco
Dias 27 e 28 - Femadum
Dia 30 - Terça do Olodum

Fevereiro
Dia 6 - Terça do Olodum
Dia 9 - Desfile do Bloco no Pelourinho
Dia 11 - Desfile do Bloco na Barra