Topo

CarnaUOL

Acha o Carnaval do Brasil curto? Folia no Uruguai dura quase 40 dias

Passista com bateria? Parece Brasil, mas é no Uruguai - Leonardo Correa/Divulgação
Passista com bateria? Parece Brasil, mas é no Uruguai Imagem: Leonardo Correa/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/01/2018 15h16

Caso você pense que o Brasil para por muito tempo para pular o Carnaval, saiba que um país vizinho ao nosso tem uma folia muito mais intensa que a nossa. No Uruguai, as celebrações de Carnaval começam no fim de janeiro, atravessam todo o mês de fevereiro e só terminam em março.

A festa começa com um desfile na Avenida 18 de Julio, que em 2018 acontece no dia 25/1, acompanhado de carros alegóricos e as "Rainhas do Carnaval". O Carnaval uruguaio tem fortes influências europeias e africanas, principalmente nos desfiles chamados "Llamadas", com várias referências ao candomblé. Por parte do velho continente, um ritmo muito tocado é a Murga, de origem espanhola, que mistura teatro, humor e melodia.

Durante todo o período, as ruas ficam tomadas pelos tambores e muitas cores das fantasias e maquiagens criativas. A diferença principal do nosso Carnaval fica por conta do caráter teatral. Em Montevidéu, tablados são montados para a apresentação de humoristas, parodistas e grupos de Murgas que participam do Concurso Oficial do Carnaval. Esses coletivos teatrais fazem seus espetáculos com textos baseados em retrospectivas do ano anterior, críticas sociais e até temas políticos.

Carnaval no Uruguai passista sorri  - Leonardo Correa/Divulgação - Leonardo Correa/Divulgação
Festa começa com desfile inaugural no fim de janeiro e vai até março
Imagem: Leonardo Correa/Divulgação

 

CarnaUOL