CarnaUOL

Blocos de rua

Onde pernambucano mata a saudade do Carnaval, em São Paulo?

Divulgação
O bloco Olha o Sucesso foi criado por amigos pernambucanos em São Paulo Imagem: Divulgação

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/01/2018 18h36

Pernambucano que se preze, nesse tempo de pré-Carnaval, não esconde a euforia de encontrar uma orquestra ou ouvir os batuques das alfaias de um maracatu; e morando longe da sua terra natal, aí é que a coisa pega.

Mas para quem mora em São Paulo, dá para afagar o coração e matar a saudade das ladeiras de Olinda ou da folia do Marco Zero. É que por aqui quem decidiu se mudar para o Sudeste também achou um jeito de fazer sua própria festa.

O UOL preparou um miniguia do Carnaval de Pernambuco em terras paulistas. Parafraseando Caetano Veloso, que já disse em uma das suas músicas que a Mangueira é “onde o Rio é mais baiano”, aqui a gente mostra onde São Paulo é mais pernambucano:

Olha o Sucesso

É o terceiro ano do bloco Olha o Sucesso, criado por um grupo de publicitários pernambucanos. Neste ano, eles fazem duas festas. A prévia é no domingo (21), a partir das 15h, no Jongo Reverendo (rua Inácio Pereira da Rocha, 170, Pinheiros), com orquestra de frevo, maracatu, DJ e uma banda que só toca música pernambucana. Os ingressos custam R$ 25 (antecipado) e R$ 35 (na bilheteria). Já o desfile é no dia 3 de fevereiro, às 14h, nos Jardins (rua da consolação, 2621).

Facebook/Reprodução
Bloco Arriano Suassunga desfila em Pinheiros Imagem: Facebook/Reprodução

Rainha do frevo

Esse ano, pela primeira vez, Elba Ramalho traz seu bloco para São Paulo. A cantora é paraibana, mas é considerada rainha do Carnaval recifense e do Galo da Madrugada, e sempre arrasta multidões por lá. Os paulistanos vão frevar com Elba no dia 3 de fevereiro, no Ibirapuera, com o bloco Frevo Mulher. Claro que vai cantar os ritmos pernambucanos no trio elétrico. O desfile começa às 13h, em frente ao Monumento aos Bandeiras.

Maluco Beleza

Tá achando pouco? Segura que tem mais: depois de acompanhar o trio de Elba Ramalho, tem o segundo tempo com Alceu Valença. No mesmo dia, o cantor repete a dose do seu já tradicional Bicho Maluco Beleza, também ali em frente ao Ibirapuera.

Walmor Carvalho/FotoRua/Estadão Conteúdo
Alceu Valença no Bloco Bicho Maluco Beleza Imagem: Walmor Carvalho/FotoRua/Estadão Conteúdo

Paródia

O título é uma sátira com o nome do escrito Ariano Suassuna: Arrianu Suassunga. O bloco desfila em Pinheiros (rua Padre Carvalho, 769), no dia 3/2, a partir das 14h. A festa é embalada por uma orquestra de alfaias que faz releituras de ritmos tradicionais do Carnaval pernambucano.

 

Tra tra tra

Uma publicação compartilhada por Bloco Oxente (@blocooxente)

 

 

 

em

No improviso

O Bloco Oxente sai às ruas tocando frevo, maracatu e axé. Um “combo” nordestino de Carnaval. O desfile também é no dia 3, começando às 11h, na rua Dr. Cesário Mota Jr., 379, na Consolação. Em vez de trio elétrico, os foliões seguem uma Kombi com duas DJs fazendo o set. 

Maracatu

Para quem adora dançar ao ritmo da cadência do batuque afro, em São Paulo tem o Grupo Maracatu Bloco de Pedra, criado com referência de duas das principais nações de maracatu do Recife: a Estrela Brilhante e a Almirante do Forte. O grupo paulistano tem agenda movimentada: no dia 11 de fevereiro, desfila na Vila Madalena, a partir das 14h, com concentração na Rua Medeiros de Albuquerque com Rua Cipriano Juca; no dia 12, faz o cortejo no Sesc Belenzinho, às 13h30. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo