Topo

Blocos de rua

Charanga do França lota a casa do Baixo Augusta em ensaio

Em ritmo de Carnaval! Ensaio do Bloco Charanga do França, em São Paulo, agita foliões - Marcelo Justo/UOL
Em ritmo de Carnaval! Ensaio do Bloco Charanga do França, em São Paulo, agita foliões Imagem: Marcelo Justo/UOL

Mateus Araujo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/01/2018 08h09

A casa do Acadêmicos de Baixo Augusta já virou quartel-general das prévias dos blocos de rua do Centro de São Paulo. Na esquina da rua da Consolação com a Rego Freitas, o espaço tem recebido desde o dia 11 uma programação especial com festas e acerto de tom das agremiações, sempre com casa lotada.

Já é Carnaval! Foliona se diverte no bloco Charanga do França, em SP - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Foliona se diverte em ensaio do bloco Charanga do França, em SP
Imagem: Marcelo Justo/UOL
Na noite da última quinta, foi a vez do tradicional Espetacular Charanga do França armar o esquenta por lá. A orquestra de metais e percussão tocou marchinhas, composições próprias e até releituras de hits como “Vai, Malandra”. Ainda houve espaço para improvisar um refrão e os foliões puxarem em coro as frases “Fora, Temer” e “Fora, Doria” – contra, respectivamente, o presidente Michel Temer e o prefeito João Doria.

Faltou espaço para quem quis aproveitar a festa. A Casa do Baixo Augusta (cuja capacidade é de 350 pessoas) lotou e alguma pessoas tiveram de curtir o bloco do lado de fora. “Chegamos e já estava lotado. Tivemos que esperar um pouco na fila para conseguir entrar”, diz o arquiteto Pedro Melo, que foi ao ensaio com um grupo de quatro amigos. 

Dentro, todo mundo esbanjava alegria. Alguns foliões com acessórios de fantasias ou com purpurina no rosto, mas tinha até gente que foi direto do trabalho. “Nesse ritmo de carnaval, o happy hour emendou com a prévia”, brinca a publicitária Mariana Menezes. Ela saiu da agência em que trabalha, em Pinheiros, passou na praça Roosevelt para fazer o esquenta com duas amigas e seguiram para a Casa do Baixo Augusta. “Tenho vindo, sempre que dá, aos ensaios que estão acontecendo aqui. É muito legal poder ter as festas dos blocos concentradas aqui.”

Bloco Charanga do França - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Tradicional bloco de São Paulo anima foliões com marchinhas e até releituras de hits como "Vai Malandra", de Anitta
Imagem: Marcelo Justo/UOL
 

O desfile oficial do Espetacular Charanga do França acontece na segunda-feira de Carnaval, na rua Imaculada Conceição, em Santa Cecília, embalado por 100 músicos. Neste ano, como explica o saxofonista Thiago França, organizador do bloco, haverá uma novidade. “Em vez de fazermos à tarde, como sempre foi, agora vamos concentrar o bloco às 9h e sair às 10h”, conta. A ideia é estimular o paulistano a curtir o Carnaval durante o dia e não mais estendendo entre a tarde e à noite.

Ensaio do Charanga do França lota casa do Baixo Augusta, em SP - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Ensaio do Charanga do França lota casa do Baixo Augusta, em SP
Imagem: Marcelo Justo/UOL
“Nosso objetivo sempre foi ser um bloco de bairro; não pretendíamos nos tornar um grande bloco. Queremos que as pessoas escutem as músicas. E colocando o desfile para a manhã da segunda-feira, que não é feriado, queremos trazer mais idosos, crianças e famílias também”, afirma França. O bloco já chegou até um público de 20 mil pessoas.

O ensaio nesta quinta, no Baixo Augusta, único ensaio pago feito pelo Charanga do França, serviu para arrecadar verba que ajudará nos custos do desfile. “Não fazemos ensaios fechados e pagos. Mas como não temos patrocinador e prezamos por fazer um desfile com estrutura para limpeza e organização, esse dinheiro é uma caixinha que ajuda a gente.”

Para Thiago França, o ensaio em ambiente fechado tem uma energia a mais: “faz virar uma grande panela de pressão, um caldeirão; e para os músicos também é especial.”

Até o Carnaval, o Charanga faz mais ensaios: neste domingo (21), às 16h, no Largo da Batata; e no dia 28, às 10h, no local de saída do desfile (em frente ao Conceição Discos).

Desfile do Espetacular Charanga do França acontece na segunda-feira de Carnaval - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Desfile do Espetacular Charanga do França acontece na segunda-feira de Carnaval
Imagem: Marcelo Justo/UOL