Topo

Blocos de rua

Juntando Gil com Tim Maia, Bangalafumenga coloca SP para dançar no domingão

Sara Puerta

Colaboração para o UOL

21/01/2018 21h10

Completando 20 anos de trajetória, o bloco carioca Bangalafumenga tocou na tarde desse domingo (22) em sua já tradicional festa pré-Carnaval em terras paulistas. O evento acontece há quatro anos na balada The Week, nas semanas que antecedem a data oficial.

O Banga começou suas atividades em São Paulo em 2011, e no ano seguinte fixou de vez sua filial com as Oficinas de Percussão do Banga, organizadas pela Oficina da Alegria, e que atualmente conta com 240 integrantes, ensaiando semanalmente às terças-feiras de abril até o Carnaval.

O arquiteto Luiz Breda  completa neste carnaval seis anos de bloco: " Até então gostava de bateria, mas não tocava. Agora já toquei tamborim e e caixa".

Renata Vásquez Belém, publicitária, com o pé torcido e bota imobilizadora, não desanimou de tocar na festa. A carioca, há quatro anos, representa no surdo de terceira. "Moro em São Paulo desde 2012, e mesmo sendo do Rio -- como o Banga -- foi aqui que comecei a tocar. E tem sido assim, pré-Carnaval é em SP e o carnaval mesmo no Rio."

A festa começou com as brasilidades do DJ Rodrigo Bento (Festa Pilantragi). E a partir das 18 horas, o Banga botou todo mundo para dançar com o repertório que vai de Alceu Valença, Gilberto Gil e Amelinha a Zeca Pagodinho, Tim Maia, Paralamas do Sucesso, entre outros.

De Sorocaba, o pessoal do bloco Kru.ca.tá (palavra africana que expressa a alegria e o êxtase da música percussiva) veio a São Paulo para assistir o Banga, por representar o estilo de som que eles também tocam.

"Nas nossas pesquisas para construção do bloco, chegamos ao Banga e admiramos muito. Também formamos nossa bateria com oficinas e nosso repertório é de música popular brasileira", conta o músico Manu Batista.

Para incorporar a festa, roupas e adereços com temas marinhos -- principalmente o "sereismo" -- continua sendo uma tendência forte para as celebrações deste ano.

O Bangalafumenga desfila no domingo (dia 4 de fevereiro) na Avenida Faria Lima, às 16h, após o desfile do também carioca Sargento Pimenta.