CarnaUOL

Blocos de rua

Juntando Gil com Tim Maia, Bangalafumenga coloca SP para dançar no domingão

Sara Puerta

Colaboração para o UOL

21/01/2018 21h10

Completando 20 anos de trajetória, o bloco carioca Bangalafumenga tocou na tarde desse domingo (22) em sua já tradicional festa pré-Carnaval em terras paulistas. O evento acontece há quatro anos na balada The Week, nas semanas que antecedem a data oficial.

O Banga começou suas atividades em São Paulo em 2011, e no ano seguinte fixou de vez sua filial com as Oficinas de Percussão do Banga, organizadas pela Oficina da Alegria, e que atualmente conta com 240 integrantes, ensaiando semanalmente às terças-feiras de abril até o Carnaval.

O arquiteto Luiz Breda  completa neste carnaval seis anos de bloco: " Até então gostava de bateria, mas não tocava. Agora já toquei tamborim e e caixa".

Renata Vásquez Belém, publicitária, com o pé torcido e bota imobilizadora, não desanimou de tocar na festa. A carioca, há quatro anos, representa no surdo de terceira. "Moro em São Paulo desde 2012, e mesmo sendo do Rio -- como o Banga -- foi aqui que comecei a tocar. E tem sido assim, pré-Carnaval é em SP e o carnaval mesmo no Rio."

A festa começou com as brasilidades do DJ Rodrigo Bento (Festa Pilantragi). E a partir das 18 horas, o Banga botou todo mundo para dançar com o repertório que vai de Alceu Valença, Gilberto Gil e Amelinha a Zeca Pagodinho, Tim Maia, Paralamas do Sucesso, entre outros.

De Sorocaba, o pessoal do bloco Kru.ca.tá (palavra africana que expressa a alegria e o êxtase da música percussiva) veio a São Paulo para assistir o Banga, por representar o estilo de som que eles também tocam.

"Nas nossas pesquisas para construção do bloco, chegamos ao Banga e admiramos muito. Também formamos nossa bateria com oficinas e nosso repertório é de música popular brasileira", conta o músico Manu Batista.

Para incorporar a festa, roupas e adereços com temas marinhos -- principalmente o "sereismo" -- continua sendo uma tendência forte para as celebrações deste ano.

O Bangalafumenga desfila no domingo (dia 4 de fevereiro) na Avenida Faria Lima, às 16h, após o desfile do também carioca Sargento Pimenta.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo