CarnaUOL

Blocos de rua

Sob tempestade, Baixo Augusta volta às origens com festa em rua

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2018 19h05

Um bom filho à casa volta. O Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de rua de São Paulo, fez neste domingo (21) o seu ensaio aberto em plena rua da Augusta, entre as ruas Marquês de Paranaguá e Caio Prado. Uma multidão lotou a festa, mesmo debaixo de chuva.

“A gente tá muito emocionado com essa festa na rua. Mesmo com a chuva, tem muita gente descendo, atendendo ao chamado com muito carinho”, diz o presidente do bloco, Alê Youssef. “Foi importante também mostrar à prefeitura que ensaio deve ser na rua, como no Recife e em Salvador. A repressão é uma coisa muito séria.”

A festa começou por volta das 16h, com a bateria da Confraria do Pasmado, bloco do bairro de Pinheiros. Uma chuva desabou, afastando parte dos foliões que ocupavam a rua.

A chuva só passou às 17h30, e em seguida a banda do Baixo Augusta subiu ao trio. O ensaio foi conduzido por ritmos de samba e axé, com direito a homenagem aos blocos cariocas Cacique de Ramos e Cordão do Bola Preta.

“Eu desci do trio e fui para a chuva. Carnaval é a única época do ano que você pode ficar parado na rua, dançando e na chuva”, conta a atriz Leandra Leal.

Realmente a chuva não foi um problema para quem queria se divertir. A gerente de marketing Natalia Costa, por exemplo, foi reviver as origens do Baixo Augusta também como uma forma de viver diferentemente São Paulo. “Carnaval é uma oportunidade de conhecer a cidade de outra forma. A gente passa por ela o tempo todo, mas não observa como no Carnaval.”

Já para Aline Gonçalves, estar na rua é um ato de resistência. “Tem uma mulher na região que quer acabar com o Carnaval da Roosevelt. E não podemos deixar, essa é uma resistência”, destaca, se referindo à professora Marta Lilia Porta, que em entrevista ao UOL criticou as festa de rua na Roosevelt.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo