Topo

Rio de Janeiro

Valéria Valenssa volta a Sapucaí como Sol de camarote desenhado por marido

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

23/01/2018 04h00

Em dois dias, cinco convites escolas de samba para desfilar na Sapucaí. Esse foi o resultado da participação mais do que especial de Valéria Valenssa no lançamento do camarote Arpoador, na última terça-feira (19). De acompanhante do marido, Hans Donner – responsável pela identidade visual do espaço -, a eterna Globeleza causou o maior furor no mundo do samba ávido por um retorno triunfal.

"Sério? As escolas estão me procurando, Anderson [pergunta ao assessor de imprensa]? Não sabia. Ai, que bom! Fico extremamente feliz por esse carinho, por essa saudade. É um orgulho muito grande saber que você deixou uma marca”, admite Valéria, que não, não está voltando à avenida depois de 15 anos sem sambar ou ter seu nome ligado à folia.

Donner colocou sua musa como o Sol do camarote e Valéria estará nele nas duas noites de desfiles do Grupo Especial. ”Quando Hans chegou em casa e falou que os representantes do camarote me queriam como o Sol, eu não tive como negar. Estou muito feliz de voltar à Sapucaí em um trabalho ao lado do meu marido. Mas não me vejo mais como era antes. Tudo tem seu tempo”, observa ela, que confidenciou não resistir ao ritmo. "Sambo em casa. Meu marido adora me ver sambando."

Aos 46 anos, Valéria só está três quilos acima dos 53 quilos da na época auge de Globeleza distribuídos em 1,68 m de altura - André Rodrigues e Eduardo Muruci/UOL - André Rodrigues e Eduardo Muruci/UOL
Aos 46 anos, Valéria só está três quilos acima dos 53 quilos da na época auge de Globeleza distribuídos em 1,68 m de altura
Imagem: André Rodrigues e Eduardo Muruci/UOL

Já os filhos João Henrique, de 15 anos, e José Gabriel, 14, nem tanto. "Eles têm ciúmes. O João fez um questionário ao saber que eu iria trabalhar na Sapucaí. Queria saber se eu iria aparecer nua”, entrega, entre risos, Valéria. Aos 46 anos, ela ainda sonha em ter uma menina. “É um sonho, mas não sei se ela seria minha sucessora. Não sei se gostaria de vê-la como Globeleza! Até porque do jeito que as coisas estão, estão repetindo a vinheta do ano passado, acho que esse título, essa figura daqui alguns anos talvez não tenha exista mais. Quem sabe ela vai ser uma linda bailarina."

Com apenas três quilos acima do que tinha no auge  – hoje ela tem 56 kg distribuídos em 1,68m de altura -, ela comunga com a ideia de que ninguém é insubstituível, mas não nega que foi a mais marcante das Globelezas. “Acho que o fato de ter sido a primeira, de ter participado do projeto desde o embrião contribuiu para essa empatia toda do público. Foram também 15 anos, né? Não é um trabalho fácil porque a menina precisa ser bonita, sambar bem, ter uma estética boa, ser carismática, natural e sensual, sem ser vulgar. Não foi fácil para as meninas que vieram depois de mim”, referindo-se a Giane Carvalho (2005), Aline Prado (2006-2013), Nayara Justino (2014) e Erika Moura (desde 2015).

Sobre ter ficado nua na televisão nos anos 90, Valéria diz: “O Hans foi ousado em todos os trabalhos dele, sempre teve muito à frente do nosso tempo. As minhas vinhetas tinham muitos efeitos visuais [risos]. Eu era da época do topless da Luma de Oliveira, que tinha graça, era bonito, era natural. O meu nu não era o principal ponto das chamadas e eu acredito também que as pessoas não enxergavam sensualidade nem vulgaridade."

Evangélica, Valéria também falou das críticas que recebeu nas redes sociais ao aparecer com um vestido decotadíssimo, cabelão loiro e sambando no lançamento do camarote. “Respeito a Bíblia e a palavra e não tem compromisso com as pessoas. Deus sabe. Ele sabe da minha história, da minha trajetória e de que nada acontece por acaso. O meu compromisso é com Deus, não é com o homem.”

Agora, ela pretende escrever o seu segundo livro. “O primeiro é uma autobiografia ‘Uma Vida de Sonho’, mas esse eu ainda estou buscando um tema. Quero um livro que faça a diferença, que toque as pessoas. De uma coisa eu sei: não vim ao mundo a passeio e como eu fui referência durante muitos anos, como Globeleza, como ícone da beleza, tenho o que contar e como ajudar as pessoas”, acredita.

*Agradecimentos aos Studio Faya