Topo

Blocos de rua

Água, furtos e celular: Veja dicas para curtir os blocos sem perrengues

Quer uma dica? Tome água. Quer outra? Tome mais água! - Ricardo Matsukawa/UOL
Quer uma dica? Tome água. Quer outra? Tome mais água! Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/01/2018 04h00

Carnaval de rua não é para amadores. Se você é um apreciador dos blocos há algum tempo, com certeza já adquiriu alguma experiência para curtir a folia de maneira mais saudável e evitar alguma dor de cabeça.

Caso você seja iniciante nos bloquinhos e quer cair na folia em 2018, te lembramos aqui alguns tópicos que vão te salvar durante o Carnaval.


Furtos

Qualquer aglomeração é sinônimo de cuidado extra com seus pertences. No Carnaval, muita gente já para o bloco na maldade. Evite carregar muitos itens desnecessários e opte por levar tudo bem junto ao corpo. Use doleiras ou bolsas que fique coladas em você. Bolsos com zíper e botão também são uma boa opção para evitar essa chateação. Se você tiver vários cartões de banco, leve apenas um e uma quantia de dinheiro em espécie.

Cuidado com os oportunistas!

Golpes

Vários foliões já têm relatado um novo golpe nas ruas com uma rápida troca de cartões. Na hora de efetuar uma compra com ambulantes, algumas pessoas relataram que horas depois perceberam que estavam com cartão de outra pessoa. Nesses casos, o golpista fica de olho na senha do cartão da pessoa e na hora de devolvê-lo o troca por outro. Em poucas horas várias compras são efetuadas indevidamente. Fique atento sempre e confira imediamente se o cartão devolvido é o seu mesmo.

Água

Beba água. Beba muita água. No bloco, você vai tomar sol, correr, dançar, suar, cantar e pular muito. Não pense que aquela cervejinha vai te hidratar, ela vai consumir ainda mais água do seu corpo. Sempre intercale seus drinks com uma garrafinha de água para ficar hidratado, evitar a ressaca e ficar em dia para o próximo bloco.

Beba água sempre que puder!

Programe-se

Um bom planejamento vai te salvar de várias enrascadas. Um dos maiores erros é sair de casa pensando: “vou caçar qualquer bloquinho por aí”. Faça pesquisas nas redes sociais, converse com amigos e busque referências. Escolha os blocos que tenham mais a ver com você e programe-se para chegar com alguma antecedência e não perder a viagem.

Roupa e fantasia

Não seja uma daquelas pessoas com calça jeans e camisa polo no meio do bloco. Aproveite para curtir a folia com roupas coloridas, divertidas e o principal: ESTEJA CONFORTÁVEL. Às vezes você tem uma fantasia super criativa e engraçada, mas pense bem: vai querer passar o dia inteiro com ela debaixo de sol? Lembre-se que no bloco você vai andar muito e passar bastante calor. Escolha peças que façam sentido para curtir a folia tranquilamente. E também vá de tênis! Mesmo que o chinelo possa ser refrescante e confortável no começo, depois que você andar alguns quilômetros vai se arrepender.

Celular

O celular é um dos itens mais essenciais para a folia, mas também um dos mais furtados da folia. Fique sempre atento com ele e só o use quando for realmente necessário. A nova funcionalidade do WhatsApp de localização em tempo real deve ajudar bastante os foliões na hora de se encontrar nos blocos. Lembre-se também que não tem tomada no bloco. Se você não consegue ficar sem seu smartphone, opte por levar uma bateria portátil para poder carregar a bateria no fim do dia.

Protetor solar

Uma queimadura é tudo o que você não quer para estragar seu Carnaval. Passe protetor e, se possível, até leve para o bloco para poder retocar ao longo do dia. Lembre-se que as sombras podem ser escassas ao longo dos trajetos dos trios.

Esqueça o carro! Vá de ônibus!

Transporte público

Esqueça o carro. Os blocos causam muito trânsito no seu entorno e os estacionamento cobram fortunas durante o Carnaval. Escolha sempre ir de metrô ou ônibus. Caso esteja com pressa, escolha táxi ou aplicativos como Uber, mas sempre desça mais distante para evitar engarrafamentos. Uma caminhada não dói, não é?

Bebida

Quem não gosta de se refrescar na folia com uma boa cervejinha? Ou aquele vinho de procedência duvidosa com um preço bom? Evite a dor de cabeça ou uma do de barriga desnecessária. A maior parte das bebidas chegam aos blocos através dos vendedores ambulantes. Fique sempre ligado no lacre, rótulos e datas de validade. Caso você escolha tomar um drink, dê uma olhada geral se a higiene do local está em dia.

Comida

É normal passar muitas horas indo de um bloco em outro e esquecer algo vital: comida. Sabe aquele ditado da sua avó: “saco vazio não para em pé”. Lembre-se sempre de fazer pequenas refeições e comer sempre para não passar aperto. Não faça jejum, mas também não coma uma feijoada e parta para o bloco.