CarnaUOL

São Paulo

Em maratona de Carnaval, Ailton Graça respira e transpira samba

Francisco Cepeda/AgNews
Reportagem acompanhou "maratona" de Ailton Graça em dia de Carnaval Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Janaína Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/01/2018 04h00

O ator Ailton Graça, 53 anos, é um velho conhecido do Carnaval paulista. Já foi mestre-sala, passista, coreógrafo e desfilou em várias agremiações muito antes da fama. Sua rotina mudou um pouco nos últimos anos. Atualmente, ele comenta o desfile das escolas de samba na TV Globo, mas nem por isso deixa de curtir a folia.

Faltando 20 para o início do desfile em São Paulo, a reportagem viu Graça saindo de mansinho de um hotel que fica nos arredores do sambódromo. Vestia um elegante terno e um chapéu. Parecia apressado e suava muito. Tinha acabado de participar da Feijoada do Salgueiro, onde dançou com os integrantes da agremiação carioca e sua estrela, Viviane Araújo.

Francisco Cepeda/AgNews
Ailton Graça e a amiga Viviane Araújo na feijoada do Salgueiro Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

"Acabo de sambar quase três horas e tenho de ir para o ensaio técnico das escolas", dizia ele ofegante aos fãs que tentavam um abraço, uma foto ou um aperto de mão. Eram quase 20h e o ator já estava no sambódromo desde as 11h.

"Chego cedo para ver as comissões de frente e os casais de mestre-sala e porta-bandeira treinando. É preciso muito ensaio para fazer bonito na avenida. Aquilo tudo é uma dança, né? E eu só posso comentar se conhecer tudo de perto. Venho a todos ensaios técnicos também", disse quase como um professor. A esta altura, Ailton já estava no samba há quase nove horas e, incrivelmente, não demonstrava cansaço nem sequer diminuiu o ritmo (para desespero de quem tentava acompanhá-lo).

Ao chegar na concentração do sambódromo, ele tomou fôlego e disparou: “Sou parte integrante do Carnaval de São Paulo. Vivo muito isso. Amo, me divirto e me informo”, explicou-se, enquanto se despedia.

Francisco Cepeda/AgNews
No meio da correria, o comentarista e sambista atende fãs que querem tirar fotos Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Sua relação de amor não é só com o Carnaval de São Paulo. Graça é mangueirense e tem uma paixão pelo Salgueiro. “Vim na feijoada porque sou amigo da Vivi Araújo, fui acolhido pela escola e admiro muito a Regina (Celi, presidente da agremiação)."

Falar de trabalho (na arte de interpretar) com Graça nesta época não é lá uma boa ideia. Ele tem olhos somente para a folia. Este ano, deve estrelar uma peça, começar a rodar um filme e se dedicar ao projeto de interpretar Mussum nos cinemas, mas já era tarde. Não dava tempo de arrancar mais nada. O ator precisava acompanhar o desfile da Imperador do Ipiranga que já estava na passarela. Com mais duas escolas ainda por vir no ensaio técnico, Ailton só conseguiria deixar o local após as 23h.

Foram 12 horas de trabalho e folia. “E ainda tem o Rio de Janeiro. Será essa correria até o fim do Carnaval. Não sei quanto, mas acho que só hoje perdi alguns quilinhos”, contou ele pouco antes de ser “perder” no sambódromo, lugar que mais parece sua casa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Da Redação
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
Agência Estado
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Topo