Topo

Recife e Olinda

Bonde da Lava Jato marca presença no Carnaval de Olinda

Os bonecos de Moro e de Marcelo Bretas - Divulgação
Os bonecos de Moro e de Marcelo Bretas Imagem: Divulgação

Marina Lang

Colaboração para o UOL

02/02/2018 18h58

Bonecos gigantes dos juízes Marcelo Bretas e Sérgio Moro, dos procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima e do policial Newton Ishii --também conhecido como Japonês da Federal-- vão “conduzir coercitivamente” os foliões no tradicional desfile de bonecos em Olinda, em Pernambuco, na segunda (12) e terça (13) de Carnaval.

O boneco de Bretas já está pronto. “Só faltam os óculos [do magistrado], que estamos finalizando agora”, explicou ao UOL Leandro Castro, empresário e produtor cultural que faz a curadoria da nova geração de bonecos do tradicional Carnaval pernambucano.

Os bonecos do Japonês da Federal e de Sergio Moro - Divulgação - Divulgação
Os bonecos do Japonês da Federal e de Sergio Moro
Imagem: Divulgação
Os demais fantoches já fazem parte da Apoteose dos Bonecos Gigantes e desfilam pelas ladeiras de Olinda desde 2015. Todos eles têm autorização oficial de cada personalidade que representam.

Na segunda, a concentração do desfile começa às 7h. Marcada para as 10h, a saída percorre o Sitio Histórico de Olinda, sob regência da Orquestra de Frevo de Pernambuco.

Os bonecos marcam o encerramento do Carnaval pernambucano na terça, com saída prevista para 17h, desta vez na capital do Estado, Recife. A concentração do desfile se reúne antes --em frente da sede da Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, na Praça do Arsenal.