Topo

CarnaUOL

"Misturei a língua da cachaça", diz "gringa" sobre entrevista em portunhol

Laila Duarte, estudante de Medicina que virou meme por uma enhtrevista em "portunhol" - Reprodução/YouTube/Imprensananet
Laila Duarte, estudante de Medicina que virou meme por uma enhtrevista em "portunhol" Imagem: Reprodução/YouTube/Imprensananet

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 21h43

O Carnaval mal começou e já temos o primeiro melhor meme de 2018. Aconteceu em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A cidade que recebeu os primeiros portugueses no Brasil deu fama a outra estrangeira... de Minas Gerais. A protagonista do vídeo mais comentado desta quarta-feira (7) tentou se fazer de gringa em uma entrevista com muito "portunhol" e nenhum sentido. E viralizou nas redes sociais.

A moça em questão é Lailacriz Duarte, de 18 anos. Nascida na cidade mineira de Nova Serrana, mudou-se para Ciudad del Este, no Paraguai, para estudar Medicina. O UOL encontrou a estrela da internet neste Carnaval, atualmente passando férias na terra dos pais, em Salto da Divisa, e ainda assustada com a fama repentina.

Perguntada sobre a origem do meme, a moça foi sincera: "Menino, se eu te contar que nem eu sei?". Mais sincera ela foi quando questionada sobre seu nível de espanhol: "'Hablo muitcho' pouco. A gente fala mais espanhol quando bebe. A gente falou em Espanhol, 'portunhol', misturou a língua da cachaça".

Mas Laila realmente fingiu ser gringa? "Tentei, né?", respondeu, rindo. Na entrevista, gravada no Cabrália Folia 2018, um repórter do evento se empolgou ao descobrir que havia uma estrangeira na festa e caprichou no "portunhol": "São vários hermanos com nosotoros acá, nessa festa muy gostosa. Estoy com Laila, do Uruguai. Como está la fiesta para você?".

Ao invés de corrigir o repórter, Laila entrou na zoeira e mandou aquele espanhol de primeira: "Está muitcho boa, muitcho, muitcho! Super recomendo mis amigos a vortar ano que vem! Jo quiero volrtar muitchos e muitchos anos!". O vídeo, publicado no último domingo, acumula mais de 4 milhões de acessos no Twitter, no Facebook e no Instagram (assista à entrevista completa abaixo).

"Um casal falou: 'Filma essa moça que ela é do Paraguai'. Ele até errou e falou que era do Uruguai. Ele sugeriu 'hablar' em espanhol e falou naquele 'portunhol' comigo. Acabou dando essa repercussão toda. Não imaginava ser isso tudo. Levei na brincadeira, na esportiva", comenta Laila, que será destaque do Carnaval de sua cidade e homenageará seu "país natal".

"Recebi muitas mensagens, convites para gravar música no Carnaval. Minha fantasia já está sendo confeccionada. Faço questão de sair com a roupa do Paraguai", antecipa.

O responsável pela publicação do vídeo, Guttemberg Stolze, também não percebeu quando seu repórter, Ribas Barramares, entrevistou uma "falsa uruguaia" em espanhol: "Eram 5h da manhã e não vi o vídeo todo, vi que o começo estava legal e fui até o final. O repórter me falou que se deixou levar", afirma, aos risos.

CarnaUOL