Topo

São Paulo

"Mergulhei na escola e me apaixonei", diz Martinho da Vila sobre a Peruche

Martinho da Vila é o homenageado da Unidos do Peruche - Eduardo Anizelli/Folhapress
Martinho da Vila é o homenageado da Unidos do Peruche Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Janaína Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2018 12h12

O desfile das escolas de samba de São Paulo, a partir desta sexta-feira, traz vários homenageados. Martinho da Vila, Gilberto Gil, Alcione e o Grupo Fundo de Quintal são enredo, respectivamente, da Unidos do Peruche, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Macha Verde. A música caipira (e sertaneja) também será bem representada por Sergio Reis na Dragões da Real e por Maiara&Maraísa e as irmãs Galvão na Rosas de Ouro.

Martinho da Vila completará 80 anos no próximo dia 12 e vai comemorar sambando. "É a primeira homenagem que recebo em São Paulo. Desfilei na Tom Maior há alguns anos porque a escola falou de Angola, país que tem uma ligação. Agora, é diferente sou enredo", derrete-se o cantor. Ele visitou, conheceu a história da Peruche e se encantou. "Mergulhei no mundo da escola e me apaixonei. Vi o respeito que tem pelos antigos, pela tradição. Lembra muito as escolas do Rio de Janeiro. O bonito é que não me pediram nada. Sou o homenageado e pronto. Agora, sou Vila Isabel no Rio e Peruche, em São Paulo. Que beleza! Espero ajudar a escola a levar o título. Será um presente de aniversário e motivo para festejar e eu já nem gosto de festa, não é mesmo?". 

Também representante do samba, o grupo Fundo de Quintal recebe a homenagem da Mancha. "O enredo enaltece a trajetória do bloco Cacique de Ramos, que deu origem ao maior grupo de samba do país e contribuiu para o surgimento de outras estrelas da nossa música como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, João Nogueira e tantos outros. O Cacique existe desde de 1961. É muita história", diz Bira Presidente, integrante do Fundo e único no posto de comandante do bloco.

Um dos compositores samba-enredo da Mancha é Sereno, também do Fundo. "Sou suspeito, mas ficou lindo", diz Bira, que estará a lado dos companheiros no sambódromo. Aos quase 81 anos, ele pode ser visto com pique de um jovem de 18 anos em um dos ensaios técnicos da escola. "Nós gostamos disso, samba no pé. Nada nos deixa mais feliz. Quem não gosta de ter seu trabalho reconhecido? Só podemos agradecer à Mancha", finaliza ele, que ainda vai desfilar em mais duas escolas no Rio, além do Cacique de Ramos, claro.

Homenageado da Vai-Vai, Gilberto Gil elogia o Carnaval de São Paulo e a parceria com a agremiação do Bixiga. "É uma escola que ajuda há anos a consolidar o Carnaval da cidade que sempre foi conhecida pelo seu lado mais sério. É importante ajudar mostrar o outro lado da cidade, o festeiro. É bom para a capital e para o país. Fico muito feliz por contribuir para isso", completa.

Já Alcione terá sua história contada no pela da Mocidade Alegre. Aos 70 anos, Marrom festeja 45 anos de carreira como uma da cantoras mais populares do Brasil. A Morada do Samba quer conquistar mais título com a ajuda da cantora maranhense. A Rosas e a Dragões entram no mundo sertanejo e caipira com abordagens diferentes. A primeira fala dos caminhoneiros e, óbvio, sua ligação com a música. É neste contexto que desfila a dupla Maiara & Maraísa ao lado das irmãs Galvão, representando s baladas musicais que embalam esses viajantes. Já a Dragões fala da música caipira como um todo, da sua importância para a cena musical brasileira.

"Optamos por falar da música de raiz que levou a todo esse sucesso que está aí hoje. É um trabalho de resgate. Não à toa muitos apontam nosso samba como o melhor deste ano", disse Tomate, presidente da escola. Sergio Reis estará representante da música caipira na agremiação.