CarnaUOL

Rio de Janeiro

Raça Negra, Michael Jackson e Cazuza: conheça os blocos temáticos do Rio

Divulgação
Bloco novato lotou ensaios no pré-carnaval e promete desfile oficial animado Imagem: Divulgação

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio

09/02/2018 04h00

Nem só de samba vive o Carnaval. E no Rio de Janeiro, a cada ano surge uma novidade de ritmo para animar os quatro dias de folia. Neste ano, o bloco “Que Pena, Amor!” faz sua estreia às 10h da segunda-feira de Carnaval no Buraco do Lume, no centro do Rio de Janeiro. No repertório, clássicos do grupo Raça Negra, que voltou a cair no gosto da juventude carioca nos últimos anos, embalam os foliões.

“Afinal, com tantos blocos homenageando diversas bandas, inclusive estrangeiras, por que não exaltar o Raça Negra, a maior banda dos anos 90?”, questiona Rodrigo Dutra, um dos 54 componentes do bloco.

No pré-carnaval, os ensaios do Que Pena, Amor lotaram e a previsão é de milhares de pessoas no desfile oficial. A organização atribui o sucesso à memória afetiva de quem curte o Carnaval.

“Quem não teve uma história marcada com uma música do Raça-Negra? Inclusive nossos integrantes e público são, em geral, jovens que viveram o auge da banda na adolescência. Alguns foram para outros gêneros musicais, mas quando toca Raça Negra a memória afetiva toca no fundo e solta a voz, não tem jeito”, ressalta Rodrigo.

Além do novato e potente Que Pena, Amor, outros blocos temáticos atraem os foliões. Na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, na zona norte do Rio, o Thriller Elétrico faz seu quinto desfile. A partir das 9h do domingo de Carnaval, o público se diverte ao som de clássicos de Michael Jackson, mas com uma pegada brasileira. Jaqueline Vasconcelos, da organização do bloco, credita o sucesso ao homenageado.

“Ele influenciou uma gama de artistas que dominam a cena musical hoje. Unir isso aos ritmos nacionais, ao rock, ao pop, provoca uma explosão de identificação e surpresa para quem ouve pela primeira vez. Promovemos um encontro afetivo”, aponta.

Eduardo Moraes e Maurício Code
Bloco homenageia Michael Jackson e atrai fãs e sósias do cantor Imagem: Eduardo Moraes e Maurício Code
Criado em 2013, o Thriller volta a se apresentar este ano após ficar fora das ruas em 2017. O motivo foi a falta de patrocínio, problema comum nos chamados blocos alternativos. Este ano, uma vaquinha online está ativa para arrecadar o valor necessário para o desfile.

“É caro colocar um bloco como o nosso na rua. O patrocínio é o grande garantidor da realização da festa. Sermos grandes fãs é a paixão que nos faz continuar nessa luta que tem se tornado, para todos os dirigentes, colocar o bloco na rua.”, ressalta.

Outros blocos temáticos também animam as ruas da cidade durante o Carnaval. No sábado, o bloco Truque do Desejo também exalta clássicos do pagode que fizeram sucesso na década 1990. O desfile acontece no quiosque Zeronove, no Aterro do Flamengo, a partir das 10h.

No mesmo horário, na praia de São Conrado, na zona sul, o New Kids on The Bloco relembra músicas das boy bands da década de 1990 em ritmo de Carnaval.

Na praia de Copacabana, o Bloco da Favorita convida MCs e cantores de funk para embalar a manhã dos foliões. O baile começa a partir das 8h.

Às 15h do sábado, a Terreirada Cearense se apresenta na Quinta da Boa Vista com novas versões de forró e música popular brasileira.

Ainda no sábado, o bloco RiR Pra Não Chorar homenageia o festival Rock in Rio e bandas clássicas que passaram em todas as edições. O desfile é a partir das 19h, no Posto 10 da praia do Recreio dos Bandeirantes.

A partir das 11h de domingo, o bloco Exagerado leva sucessos de Cazuza à praça Tiradentes, no centro do Rio. No mesmo local, Às 16h, o bloco Toca Rauuul! homenageia Raul Seixas.

A Marcha Nerd desfila às 14h na praça Xavier Brito, na Tijuca, também no domingo. No repertório, aberturas e trilhas de séries, filmes e desenhos. O bloco convida os foliões a se fantasiarem em homenagem a figuras do mundo nerd, como personagens de desenhos animados.

Na segunda-feira, o bloco Traz a Caçamba concentra a partir das 10h na rua Joaquim Silva, na Lapa. Pelo segundo ano, o grupo arrasta fãs do bloco Molejo ao som de sucessos como “Brincadeira de Criança” e “Cilada”.

O Sargento Pimenta desfila no Aterro do Flamengo com sucessos da banda inglesa Beatles. O bloco que virou tradição no Rio, a concentração começa às 10h.

Daniela Agostini
Bloco em homenagem a Cazuza se apresenta no centro do Rio Imagem: Daniela Agostini

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Anderson Baltar
Anderson Baltar
do UOL
Da Redação
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
Topo