CarnaUOL

São Paulo

Segunda noite de desfiles em São Paulo aposta em artistas brasileiros

Divulgação / Daryan Dornelles
Gilberto Gil será homenageado pelo desfile da Vai-Vai no Carnaval de São Paulo Imagem: Divulgação / Daryan Dornelles

Soraia Gama

Colaboração para UOL, em São Paulo

10/02/2018 16h00

O Brasil será representado de diversas formas nos desfiles deste sábado (10/2). Além da provocação política e social que a Império de Casa Verde levará para a Avenida, escolas como Mocidade Alegre, Vai-Vai e Dragões da Real vão homenagear nomes da música brasileira.

Alcione será lembrada pela Mocidade Alegre, que também vai falar do Maranhão [terra natal da cantora], e da Mangueira, escola do coração de Marrom. Já a Vai-Vai escolheu o Gilberto Gil para homenagear e pretende “sambar com fé” para conquistar seu 16º título no Grupo Especial.

A Dragões, que bateu na trave no campeonato de 2017 e ficou em 2º lugar, escolheu falar [e mostrar] a alegria do caipira brasileiro. Dois nomes de peso do sertanejo de raíz desfilam pela escola: Sérgio Reis e Roberta Miranda.

Na contramão da música, a X-9 Paulistana abrirá a noite brincando com a trajetória da escola e com ditados populares, enquanto a Gaviões da Fiel escolheu uma lenda indígena tupi para falar sobre o município de Guarulhos. E, para fechar o Carnaval do Especial, a Unidos de Vila Maria homenageia o México e um de seus artistas mais amados pelos brasileiros: Roberto Bolaños, o Chaves.

Sábado

X-9 Paulistana
Atual campeã do Grupo de Acesso, a X-9 celebra a volta ao Grupo Especial cantando os ditados populares. O próprio nome do enredo faz referência ao Carnaval e à trajetória da escola. Afinal, “A voz do samba é a voz de Deus. Depois da tempestade vem a bonança”.

Império de Casa Verde
Na contramão das homenagens, a escola do Tigre Guerreiro optou por uma provocação e reflexão sobre a sociedade em que vivemos.  “O povo, a nobreza real” vai abordar temas atuais da realidade brasileira, como desigualdade, impunidade, liberdade e insatisfação do brasileiro.

Mocidade Alegre
A Mocidade Alegre faz um tributo à cantora Alcione com o enredo “A voz marrom que não deixa o samba morrer”. Além da trajetória da artista, a Morada fará referências ao Maranhão, terra natal de Alcione, e a Mangueira, escola do coração da homenageada.

Vai-Vai
Os 55 anos de carreira de Gilberto Gil vão embalar o desfile da Vai-Vai, maior campeã do Carnaval paulistano, no enredo “Sambar com fé eu vou!”. Um dos destaques promete ser a estreia de Grazzi Brasil, ex-The Voice, única mulher entre os intérpretes oficiais das escolas de São Paulo.

Gaviões da Fiel
Guarulhos como você nunca viu. Essa é a proposta da Gaviões da Fiel com o enredo “Guarus – Na aurora da criação, a profecia tupi... Prosperidade e paz aos guerreiros de Rudá”. A escola corintiana se baseia em uma lenda indígena para homenagear o segundo maior município de São Paulo.

Dragões da Real
Vice-campeã em 2017 e aparecendo nos últimos anos com grande destaque no Carnaval, a Dragões busca o título inédito apostando em um enredo bem brasileiro. “Minha música, minha raíz! Abram a porteira para essa gente caipira e feliz” leva para a avenida a história e o estilo sertanejo. Sérgio Reis participou da gravação oficial do samba e Roberta Miranda foi coroada embaixadora do enredo. Os dois estão confirmados para o desfile.

Vila Maria
Com o enredo “Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o princípio. Não contavam com minha astúcia. Arriba Vila, Arriba México, Arriba Bolaños!”, a Unidos da Vila Maria encerra a segunda e última noite de desfiles dando um salve ao México e ao Chaves – personagem eternizado pelo ator mexicano Roberto Gómez  Bolaños (1929 – 2014).

Serviço:

Abertura dos portões: 19h 
Serviço de vans: para pessoas com deficiência
Proibido entrar com: comida e bebida, garrafa de vidro ou plástico, armas, latas, fogos de artifício, bandeira com mastro, caixa térmica, guarda-chuvas e substâncias tóxicas
Leve: capa de chuva, documento de identidade e dinheiro trocado, se possível
Use: roupas e sapatos confortáveis
Crianças: Proibido menores de 5 anos
De 6 a 12 com pais ou responsáveis
13 a 17  com responsáveis maiores de idade
Mais informações no site da Liga SP https://ligasp.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
Agência Estado
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Topo