Topo

Recife e Olinda

Olinda tem domingo de Carnaval marcado por heróis, bom humor e sarcasmo

Folião se veste de Capitão América em Olinda - André Nery/UOL
Folião se veste de Capitão América em Olinda Imagem: André Nery/UOL

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em Olinda

11/02/2018 22h35

O domingo (11) foi marcado pela criatividade e acidez das fantasias, no Carnaval de Olinda. Milhares de pessoas encheram as ladeiras do centro histórico da cidade, esbanjando bom humor, sarcasmo e improviso.

O tom de crítica política esteve presente nas roupas dos foliões. A investida ao presidente Michel Temer foi mote para várias das fantasias, como a do folião que foi vestido acusando de “golpe” o governo Temer.

Desde cedo, por volta das 10h, super-heróis e heroínas se concentraram no Alto da Sé, centro histórico, para o bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça, reduto do homens e mulheres “cheios de poder”, na folia pernambucana.

“Todos os anos a gente vem para Sala da Justiça. O mais legal daqui é a criatividade das pessoas, que se vestem de heróis conhecido ou criaram suas próprias personagem”, conta a psicóloga Mariana Dias. Ela, os filhos e o marido dela foram fantasiados de Batman.

O engenheiro civil Pedro Brandão usou seu herói preferido, o Homem Aranha, para se vestir na folia. “Aqui todo mundo brinca com seus ídolos”, explica. “É o melhor bloco, para mim, de Olinda.”

Hit do Carnaval pernambucano deste ano, “Envolvimento”, de MC Loma, também virou fantasia nas ladeiras de Olinda. A foliona Michele Melo improvisou uma roupa, maquiagem com glitter, e pendurou no pescoço a placa “escama só de peixe”. Fez sucesso, todo mundo quis tirar uma foto.

O "Enquanto Isso na Sala da Justiça" desfilou pelas ladeiras da cidade alta durante toda a manhã e só encerrou a festa no final da tarde.