CarnaUOL

Blocos de rua

Bloco Sargento Pimenta atrai beatlemaníacos de todas as idades no Rio

Giovani Lettiere

Colaboração para o UOL, no Rio

12/02/2018 13h08

A apresentação do bloco Sargento Pimenta - que só toca músicas em inglês do grupo de rock britânico The Beatles -, febre mundial nos anos 1960, reuniu beatlemaníacos e foliões de todas as idades nesta segunda-feira de manhã (12), no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio.

O tema do oitavo ano do bloco foi "Felicidade, uma arma quente", tradução livre da música "Happiness is a warm gun", que foi lançada há 50 anos. No palco, 150 ritmistas sob o comando do mestre de bateria Felipe Reznik apresentaram versões dos sucessos da banda, como "Help!" e "Lucy in the Sky with Diamonds", em ritmo de samba, maracatu e jongo. "Juntamos vários ritmos e misturamos nesta brincadeira que virou trabalho", contou Reznik ao UOL.

A apresentação começou com uma hora de atraso, por conta de um problema com o gerador de energia, que precisou ser trocado. Às 11 horas pontualmente, com a música "A Hard Day's Night" (1964), o bloco começou a agitar o público, com direito a chuva de papel picado. A expectativa dos organizadores é reunir 500 mil foliões como no ano passado.

Erbs Jr./UOL
Imagem: Erbs Jr./UOL
Os foliões começaram a chegar bem cedo. Às 7h30 já havia alguns agarrados na grade. A secretária executiva Lia Palka, de 65 anos, se destacava. Toda fluorescente, com pimentinhas nos óculos e nos brincos e ainda segurando balões com a palavra "Love", ela conferia a apresentação pela sexta vez. "Gosto de chegar cedo para pegar o gargarejo. Amo os Beatles desde os anos 60. Era mocinha e já gostava. É uma grande paixão até hoje. Fui mesma quem customizou essa fantasia. Gosto muito da pegada do bloco e estou pensando até em entrar para a banda", elogiou Lia. A banda também tem integrantes de todas as idades e cada um com uma fantasia diferente.

O universitário Nicholas Dutra, de 23 anos, também chamou a atenção entre os foliões ao criar uma fantasia com a famosa travessia dos Beatles em Abbey Road para a capa do disco de 1969. "Fiz de papelão com EVA. Gosto bastante da banda. Sempre ouvi muito e esta já é minha quinta vez no bloco. É imperdível", contou o rapaz, que era parado constantemente com pedidos de foto.

Os amigos e casais Pedro Galvão e Lorenza Carvalho e Victor e Silmara Vicente vieram de São Paulo e se juntaram aos amigos cariocas Fernanda Galizia e Luiz Ferreira para conferir a apresentação do Sargento. Todos estavam, claro, caracterizados com o Sargento Pimenta.

"Sou tão apaixonado por Beatles a ponto de ter meu apartamento em São Paulo todo decorado com eles. É a The Cavern", confessou Victor, de 45 anos e professor. "Consegui convencê-los de vir no ano passado e eles amaram. Ficaram viciados e vieram este ano de novo", disse Luiz, engenheiro de 50 anos.

O Sargento também atraiu fãs estrangeiros da banda. Um grupo reunia ingleses, americanos, alemães e uma costarriquenha. "Nos conhecemos agora e todos amamos os Beatles. Do grupo, só eu estou descansada. Tirei o domingo para fazer turismo. Fui ao Corcovado e ao Pão de Açúcar, mas o restante passou o dia atras do Boi Tolo e não dormiu. Estão todos virados", explicou Maria Luisa Mendiola, de 27 anos, empresária na Costa Rica. "É minha primeira vez no Rio e já no Carnaval. É incrível. Estou vivendo um sonho. É mágico tudo isso aqui. Nunca imaginei que fosse essa festa toda. Hoje à noite, vou ao Sambódromo", completou.

O grupo Jongo da Serrinha também participou da apresentação. O tempo nublado no Rio durou somente até 12h30, depois abriu e ajudou os foliões a curtir mais o bloco sem passar tanto calor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo