CarnaUOL

Blocos de rua

Astronauta troca botas por chinelos em bloco de Belo Horizonte

Zirlene Lemos

Colaboração para o UOL

12/02/2018 23h23

Em seu segundo ano no carnaval em Belo Horizonte, o bloco Havayanas Usadas iniciou seu desfile ao som de "Assim falava Zaratrusta" com uma performance onde um astronauta se erguia do meio da bateria e trocava suas botas por chinelas.

O bloco trouxe como uma das convidadas a sambista paulista Fabiana Cozza, pela primeira vez cantando na festa momesca da capital mineira. Antes de subir no trio elétrico, a cantora saiu no meio da bateria Chinelada, composta por 170 ritmistas, sendo quase metade mulheres. 

Cozza ressaltou o protagonismo feminino no Carnaval da capital. "BH tem a primeira bateria feminina que é a Imperatriz só com mulheres na bateria. O carnaval de BH é um lugar de pensar inclusive quais bandeiras a gente quer levantar”.

A multidão de foliões (segundo informações da organização, mais de 200 mil pessoas) acompanhou todo o percurso cantando sucessos do axé dos anos 1980 e 1990, da Banda Mel, passando por Daniela Mercury e Netinho.

O desfile, que trouxe como tema "Chineláctea – a viagem do chinelo espacial" teve criação artística do músico, ator e performer mineiro Marcelo Veronez, e a inspiração veio da escuta do repertório do grupo, a partir da música Eva, um clássico do carnaval baiano. 

A letra fala da busca da pequena Eva por um novo mundo após a destruição da terra, “o que para os membros do bloco representa o atual cenário político pelo qual o País passa, marcado por desrespeitos e intolerâncias”, ressaltou Veronez.

Outro convidado que deu um colorido diferente ao desfile foi o músico mineiro Barulhista. Premiado por trilhas em cinema e teatro, ele foi o responsável pela incorporação de timbres incidentais que trouxeram a sonoridade do espaço sideral ao repertório executado com maestria pela Bateria Chinelada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
Topo