CarnaUOL

Blocos de rua

Maracatus rurais fazem a festa em Olinda, na segunda de Carnaval

Mateus Araújo

Colaboração para UOL, em Olinda

12/02/2018 18h48

Em meio à folia olindense, uma tradição se renova a cada ano, sob a beleza reluzente dos mantos de caboclos de lança: a 28ª edição do Encontro de Maracatu Rural, nesta segunda (12), reuniu centenas de pessoas para assistir à apresentação de 40 grupos de cultura popular nordestina. 

“São homens e mulheres que mantêm viva a tradição popular”, conta o brincante e bailarino Pedro Salustiano, um dos organizadores do evento. Neste ano, a festa rememora o mestre Salustiano, que morreu há 10 anos.

Salu, como é conhecido em Pernambuco, foi um dos símbolos da cultura popular no Estado, responsável pela visibilidade e valoração do folguedo surgido na zona da mata norte. “Aqui, quando a gente fala de Carnaval, fala de paixão”, explica Pedrinho, que é filho do mestre Salustiano. 

A beleza e a tradição dos maracatus rurais perpassam gerações, como é o caso dos caboclos Lucas, 5 anos, e Daniel, 9, do Gavião Misterioso. Eles encantavam o público com a destreza e o amor pelo folguedo. 

A funcionária pública paulistana Clarissa Peres Silva foi pela primeira vez ao encontro dos maracatus rurais, em Olinda, e achou linda a experiência. “É um evento que representa a tradição afro e valoriza ela. O que é muito importante para preservar”, conta. 

Essa foi a 28ª edição da festa, criada por mestre Salustiano. Grupos de Pernambuco, Ceará e Paraíba participaram do evento, que também teve a presença de caboclinhos, folguedo ligado à tradição indígena.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo