CarnaUOL

Blocos de rua

Orquestra Voadora desfila com a bandeira do respeito à mulher

Elis Bartonelli
Foliões acompanham a Orquestra Voadora nesta terça de Carnaval no Rio Imagem: Elis Bartonelli

Elis Bartonelli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/02/2018 18h37

Uma multidão ocupou o gramado do Aterro do Flamengo para acompanhar o desfile da Orquestra Voadora. O bloco, que sai, tradicionalmente, às terças-feiras de Carnaval há nove anos, começou sua concentração na altura do bairro da Glória, na Zona Sul do Rio, pontualmente às 15h, e desfilou até o monumento aos Pracinhas.

Meia hora antes, o entorno do caminhão de som já estava lotado de foliões.

Este ano, o bloco levantou a bandeira pelo respeito e endossou a campanha contra o assédio e a favor da ocupação da cidade. No início do desfile, uma bandeira mas cores do movimento LGBT cobriu os foliões.

“Queremos manter o diálogo com a cidade. A diversidade precisa ser aceita. Somos muitos, mas podemos ser um só, ocupando os espaços sempre olhando para o lado, para que todos tenham um carnaval democrático”, contou o DJ Lencinho, o mestre de cerimônia do grupo.

A bandeira contra o assédio estava presente em uma parceria com o Coletivo Todas por Todas, que armou uma tenda de atendimento psicológico e jurídico para as mulheres na dispersão.

“Queremos que o bloco seja um ambiente seguro para as mulheres. Por mais que a gente fale, tem gente que ainda não entendeu a questão e acaba fazendo do carnaval um ambiente hostil”, explica Ju Storino, integrante da banda e do coletivo.

A advogada Yasmin Araújo, de 28 anos, prestigia o bloco há três anos e acredita que o respeito às mulheres no carnaval está conquistando mais espaço.

“Agora estamos mais à vontade para usarmos a roupa que queremos. Estamos demarcando nosso território”, opinou.

As mineiras Kíssila Portes, 33, e Cinthia Helena, 32, ficaram encantadas com a performance da Orquestra Voadora e com o movimento em defesa dos direitos das mulheres. As duas saíram no bloco com o adesivo  “Eu Sou Rueira” grudado no braço.

“É a primeira vez que saiu só de body, sem short. Me senti segura de sair assim. E é importante que as cidades grandes passem essa ideia para o interior do Brasil”, comentou Kíssila, que veio pela primeira vez ao Rio no Carnaval.

A vertente artística da Orquestra também atrai muitos foliões. O bloco desfilou com grupo de acrobatas e 90 pernaltas, que vão na frente do bloco, abrindo a passagem.

“Venho há anos aqui. É um bloco diferente, coreografado, que mistura música e circo. É isso que me atrai”, contou o fotógrafo Alexandre Caipora, 45.

Elayne Leite, 31, veio de São Luís (MA), acompanhada da tia, Lauren Leite, 52, e da filha, Maria Laura, 5, para curtir o carnaval. Vestidas de Mulher Maravilha, elas curtiram a mistura de ritmos da banda e já garantiram a volta à cidade.

“Já decidimos: o carnaval do ano que vem será aqui no Rio de novo”, contou.

Fantasiado do meme “Nazaré Confusa”, referente à personagem Nazaré Tedesco, da novela senhora do Destino, o professor de literatura Daniel Massa era parado a cada minuto para fotos. Esta é a quarta vez que ele marca presença no desfile.

“Adoro a música deles, o repertório é incrível. Esse espaço democrático de convivência é a cara do Rio. A cultura popular está passando por
um momento difícil e é preciso sair às ruas para resistir”, disse.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo