Topo

Rio de Janeiro

Escolas campeãs do Carnaval do Rio desfilam neste sábado na Sapucaí

Beija Flor critica injustiça social e intolerância em desfile político - Júlio César Guimarães
Beija Flor critica injustiça social e intolerância em desfile político Imagem: Júlio César Guimarães

Do UOL, em São Paulo

17/02/2018 04h00

As seis escolas que conseguiram as melhores colocações no Grupo Especial do Carnaval 2018 do Rio de Janeiro desfilam neste sábado (17) na Marquês de Sapucaí. Os desfiles devem começar às 21h e os ingressos estão à venda na bilheteria do próprio Sambódromo (rua Marquês de Sapucaí, s/n). 

Pela ordem definida pela Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, desfila primeiro a Mocidade independente de Padre Miguel, que ficou em sexto lugar no Grupo Especial. Depois, entra a quinta colocada, Mangueira, e, em seguida, a Portela. A quarta a entrar na avenida será o Salgueiro, seguida pela vice-campeã, Paraíso do Tuiuti, e a grande campeã do Carnaval 2018, a Beija-Flor de Nilópolis.

Terceira escola de samba com mais títulos no Carnaval do Rio, a Beija-Flor garantiu a 14ª conquista com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu", com forte crítica social e política.

A escola campeã terminou a apuração gabaritando no quesito samba-enredo, comandado por Neguinho da Beija-Flor. Evolução e harmonia também levaram notas 10 de todo o júri.

No ano passado, em um Carnaval marcado por tragédias e problemas, o título ficou dividido entre a Portela e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Já neste ano, os desfiles ficaram marcados pelo forte apelo político. Além da Beija-Flor, coroada com sua pesada crítica social, a vice-campeã Paraíso do Tuiuti e a quinta colocada Mangueira fizeram desfiles bastante críticos aos governos federal, estadual e municipal.

Serviço

Desfile das Campeãs - Rio de Janeiro
Quando: 17 de fevereiro (sábado)
Horário: A partir das 21h
Onde: Sambódromo (rua Marquês de Sapucaí, s/n)
Desfiles: Mocidade Independente de Padre Miguel, Mangueira, Portela, Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Beija-Flor de Nilópolis