Topo

Multishow exibirá episódios de "Chaves" e "Chapolin" que só o SBT tem

Chaves e Chiquinha em "Um Festival de Vizinhos", episódio de "Chaves" que só o SBT exibe - Reprodução/SBT
Chaves e Chiquinha em "Um Festival de Vizinhos", episódio de "Chaves" que só o SBT exibe Imagem: Reprodução/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

18/09/2018 19h48

O Multishow exibirá episódios de "Chaves" e "Chapolin" que só o SBT tem. Entre eles, está uma das histórias mais lembradas pelos fãs, "Um Festival de Vizinhos", a segunda parte do Festival da Boa Vizinhança, em que Quico recita o poema "Mamãe Querida".

Além desta história de "Chaves", o canal pago conseguiu o episódio "Com Essas Pulgas Não se Brinca de Pula-Pula", de "Chapolin", com a esquete "Doutor Chapatin e o Contrabando", também "exclusivas" do SBT. Com isso, o Multishow terá a exibição mais completa das séries no mundo atualmente.

"'Um Festival de Vizinhos' ('Chaves', 1976) está previsto para ir ao ar agora em outubro. 'Doutor Chapatin e o Contrabando / Com Essas Pulgas Não se Brinca de Pula-Pula' ('Chapolin', 1978) será exibido mais para frente", informou o Multishow ao UOL.

Com a ajuda de fãs, o Multishow obteve uma lista de episódios que a Televisa não distribui mais, os chamados "perdidos mundiais". "Um Festival de Vizinhos" é um deles, mas o SBT só o exibe porque comprou na década de 1980. No total, oito histórias de "Chaves" e "Chapolin" que a rede mexicana excluiu de seu catálogo estão no acervo do canal de Silvio Santos.

Cena do esquete "Doutor Chapatin e o Contrabando", de "Chapolin" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Cena do esquete "Doutor Chapatin e o Contrabando", de "Chapolin"
Imagem: Reprodução/SBT
Cena do episódio "Com Essas Pulgas Não se Brinca de Pula-Pula", de "Chapolin" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Cena do episódio "Com Essas Pulgas Não se Brinca de Pula-Pula", de "Chapolin"
Imagem: Reprodução/SBT

A exibição da segunda parte do Festival da Boa Vizinhança foi anunciada aos fãs por Gustavo Berriel, atual dublador de Sr. Barriga e Nhonho e tradutor dos episódios inéditos de "Chaves" e "Chapolin" dublados nos estúdios da Som de Vera Cruz, no Rio de Janeiro.

"O SBT tem esses episódios dublados e a Televisa não os distribui mais, mas eles [Multishow] estão indo atrás de todos. Esta notícia é um passo inicial que precisamos para dar continuidade a esse movimento", disse Berriel em podcast do Fórum Chaves, maior comunidade de fãs das séries no Brasil.

Ao UOL, em julho, o Multishow antecipou o interesse nos episódios "perdidos mundiais", dos quais o SBT possui seis de "Chaves" e dois de "Chapolin", mas atualmente exibe apenas quatro: "Muitas Marteladas - Parte 2" (1974), "Ser Pintor É Uma Questão de Talento" (1976) --que não passaram no Multishow--, "Um Festival de Vizinhos" (1976) e "Errar É Humano" (1978).

"Todos [os episódios com dublagem Maga] que faltavam conseguimos alinhar. Nós queremos agora os perdidos que não são mais distribuídos pela Televisa, mas que nós lutamos com eles semanalmente para conseguirmos adicionar ao nosso catálogo", afirmou à reportagem a profissional do Multishow responsável pela dublagem inédita das séries.