Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Maior desafio da minha carreira", diz Jesuíta Barbosa sobre nova série

Jesuita Barbosa caracterizado como Shakira do Sertão, em "Onde Nascem os Fortes" - Globo/Estevam Avellar
Jesuita Barbosa caracterizado como Shakira do Sertão, em "Onde Nascem os Fortes" Imagem: Globo/Estevam Avellar

Flavio Ricco

Colunista do UOL*

22/04/2018 00h06

Após estreia em “Amores Roubados”, série exibida com muito sucesso em 2014, Jesuíta Barbosa veio a se tornar um dos jovens valores mais disputados do mercado. Alguém sempre presente no radar dos principais autores e diretores. Agora, em “Onde Nascem os Fortes”, estreia desta segunda-feira e seu sétimo trabalho na Globo, ele vai fazer dois personagens em um só.

Durante o dia, Ramirinho – filho do juiz Ramiro (Fabio Assunção), que à noite se transforma na popular drag queen Shakira do Sertão, com direito a juras de pés juntos de não ser inspirada em Pabllo Vittar.

“É o maior desafio da minha vida, da minha carreira”, admite o ator. Foram necessárias aulas de canto e dança, além de todo um processo de preparação, que levou meses, com o professor Chico Accioly.

Mas “tô afinadinho”, avisa Jesuíta. Ele define sua Shakira como alguém que, o tempo todo, procura encontrar seu lugar no mundo e, em certos momentos, sofrerá um conflito de personalidade. Ao acordar, Ramirinho não saberá se é ele ou ela.

E o ator está muito feliz pela chance de ter ao seu lado Fábio Assunção, “um amigo generoso, parceiro, que sabe dividir e trocar cenas". "A televisão precisa de pessoas assim”, destaca. 

Datena estreia
Na tarde deste domingo, acontece a estreia do “Agora é com Datena” na Bandeirantes.

O programa terá seis horas de duração.

Ação - 1
A Globo tem comemorado os índices de “O Outro Lado do Paraíso”, até aqui, tão bons quanto aos registrados por “Avenida Brasil”, em 2012.

Mas é importante lembrar que isso só foi possível porque, ao detectar problemas na estrutura da novela, todos souberam agir com necessária segurança e rapidez.

Ação - 2
Houve uma cobrança muito forte em cima de toda a equipe, e as mudanças realizadas em “O Outro Lado do Paraíso” surtiram o efeito desejado.

Após antecipar o “retorno triunfal” de Clara (Bianca Bin) e realizar outros ajustes, a novela se encontrou e deslanchou de vez. Pelo menos em audiência.    

Vaga da Paloma
Lana Canepa, repórter de Brasília, tem aparecido – e bem – na bancada do “Jornal da Band”.

Só que ainda não há nada decidido se será ela quem irá cobrir a licença-maternidade de Paloma Tocci. Laura Ferreira também está no páreo.

Sem data
A série “Cine Holliúdy”, gravada na cidade de  Areias, em São Paulo, já está inteiramente pronta, mas ainda não se tem uma data para o seu lançamento. Como outra dúvida, se será mais uma produção para o novo serviço de streaming ou TV aberta.

Nem a assessoria da Globo tem essa resposta. Serão 10 episódios, com participação de Matheus Nachtergaele, Heloísa Périssé, Edmilson Filho,  Letícia Colin, entre outros.

A apresentadora Juju Salimeni posa para foto no Ginasio do Ibirapuera, em São Paulo - Divulgação / Renato Stockler - Divulgação / Renato Stockler
A apresentadora Juju Salimeni posa para foto no Ginasio do Ibirapuera, em São Paulo
Imagem: Divulgação / Renato Stockler
Show do Esporte
Juju Salimeni, ex-“Legendários” da Record, vai comandar o “Desafios da Juju”, quadro de gincanas com os convidados, dentro do “Show do Esporte”, estreia deste domingo na Band.

Além das brincadeiras no palco, ela também foi escalada para fazer reportagens para o programa.

Mais um sucesso?
Chama atenção o desempenho de Jonathan Azevedo nas gravações da série “Ilha de Ferro”, ainda sem data de estreia.

Ele faz o Fiapo, trabalhador de uma plataforma de extração de petróleo e melhor amigo do protagonista, Dante, papel de Cauã Reymond. Para quem não ligou o nome a figura, ele foi o Sabiá de “A Força do Querer”.

Fome no Brasil
Um trabalho de Luiz Carlos Azenha, “A Dor da Fome” é a nova série do Jornal da Record, com estreia nesta segunda-feira.

Na reportagem, a informação, baseada em dados do IBGE, que mais de 13 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Um problema com endereço certo: negros, nordestinos, pessoas da zona rural ou das periferias das grandes cidades, com baixo nível escolar.

Novela Poliana - Divulgação - Divulgação
O ator Ivan Parente como Lindomar
Imagem: Divulgação
Do ramo
Um dos nomes mais requisitados para musicais no país, Ivan Parente também integra o elenco da nova novela infantil do SBT, "As Aventuras de Poliana", como Lindomar.

"As crianças dessa novela são realmente muito especiais. Elas são muito estudiosas e às vezes nos dão o maior banho na hora da gravação”, diz Parente, ganhador do “Prêmio Bibi Ferreira” como melhor ator coadjuvante por “Les Miserables”, ano passado.

O detalhe
“Poliana”, estrelada por Sophia Valverde, será a novela mais musical já produzida pelo SBT. Daí a presença no elenco de profissionais que se destacam também nessa área.

Estreia em maio.

Reunião
Carla Fioroni, de tantos trabalhos na TV e no teatro, vai representar a Alpha FM em um evento nos Estados Unidos que contará com a participação de profissionais de rádio de 10 países.

O encontro irá acontecer entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

Camila Morgado e Donatha Augusto, a Gabriela e o Leandro de "Malhação: Vidas Brasileiras" - Globo/ Maurício Fidalgo - Globo/ Maurício Fidalgo
Camila Morgado e Donatha Augusto, a Gabriela e o Leandro de "Malhação: Vidas Brasileiras"
Imagem: Globo/ Maurício Fidalgo
Drama
Camila Morgado e Dhonata Augusto, o protagonista da quarta história de “Malhação: Vidas Brasileiras”.

O personagem Leandro, interpretado por Augusto, vive em conflito com o pai por optar trabalhar com dança.

Foi bem
O SBT Belém, durante faixa-horária do programa “Bom Dia & Cia”, apresentado por Silvia Abravanel, no mês de março, foi líder de audiência com 11 pontos de média. Na faixa de confronto, Globo, 9, e Record, 5.

A atração atingiu por dia mais de 191 mil indivíduos em março na Grande Belém. Cada ponto de audiência é equivalente a 1% dos domicílios com TV, ou seja, 6.407.

Helga Domingão do Faustão - Globo / Estevam Avellar - Globo / Estevam Avellar
Helga Nemeczyk ensaia com a professora Aurora Dias para o "Show dos Famosos"
Imagem: Globo / Estevam Avellar
Segunda bateria
Helga Nemeczyk faz aula de preparação vocal com a professora Aurora Dias, na Casa de Ensaios do “Show dos Famosos”. Integrante do grupo 2, fará hoje sua segunda performance no palco do “Domingão”.

Na primeira semana, Helga impressionou homenageando o tenor italiano Luciano Pavarotti.

Fidelidade
A cidade cenográfica de “Segundo Sol”, substituta de “O Outro Lado do Paraíso”, representa Santo Antônio Além do Carmo, tradicional bairro de Salvador. Para recriar a atmosfera do lugar, a equipe de cenografia da Globo reproduziu no Rio de Janeiro a famosa Cruz do Pascoal no tamanho original, com os mesmos azulejos portugueses seculares.

O local também irá abrigar lojas de artesanatos para turistas, de instrumentos musicais, e de roupas usadas nos terreiros de Candomblé.

Bate – Rebate

• O apoio de Otaviano Costa e Joaquim Lopes foi fundamental para Sophia Abrahão melhorar seu desempenho no “Vídeo Show”...
• ...Ainda não é o ideal, mas existiram avanços bem importantes.
• O ator italiano Raffaele Casuccio integra a lista de convidados especiais da quarta e última temporada de “O Negócio” na HBO...
• Ele faz o Giancarlo, affair de Mia, Aline Jones. Casuccio que busca novos espaços na televisão brasileira.
• Encerrada outra edição do “BBB” na Globo, Tiago Leifert não para...
• ...O apresentador continua envolvido nos trabalhos do “Zero 1”, aos sábados...
• ...E já de olho também no “The Voice” que, este ano, entrará no ar mais cedo, em julho, com programas às terças e quintas.
• Record ainda trabalha nos ajustes finais do elenco de “Jesus”, próxima novela bíblica...
• ...Sobre Theo Becker, fora de “Jesus”, ele seguirá fazendo testes para outros trabalhos na Record.
• Alexandre Avancini só deverá voltar às novelas da Record, na substituta de “Jesus”. Demora.            

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco