Topo

Coluna

Flávio Ricco


Esporte não faz valer a atenção da TV na transmissão do Pan-Americano

Seleção de vôlei do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto - Inovafoto/CBV
Seleção de vôlei do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto Imagem: Inovafoto/CBV

Colunista do UOL*

13/07/2019 00h06

Record e SporTV aceleram preparativos para a transmissão dos Jogos Pan-Americanos agora, entre o próximo dia 26 e 11 de agosto.

Tanto da parte de uma quanto da outra, diante das providências que vão sendo tomadas, percebe-se a preocupação em apresentar um trabalho à altura. Digno de um grande acontecimento internacional.

Mas é lamentável observar o desinteresse de uma boa maioria dos países envolvidos, incluindo o Brasil, na disputa desta competição.

O vôlei brasileiro, por exemplo, tanto o de praia como o de quadra, no Peru, não será representado pelos nossos melhores jogadores. As equipes principais, no período, irão priorizar as disputas do pré-olímpico. A coincidência de datas é um descalabro.

Pior ainda o futebol. O feminino, por causa dos critérios da Conmebol, vai ficar de fora e o masculino nem ao menos se classificou. E isto sem contar o basquete e outras tantas modalidades.

Depois reclamam da falta de apoio ao esporte.

E tem história

Houve uma época em que a OTI - Organização das Televisões Ibero Americanas - que tinha rompido com a CBS e possuía os direitos da Copa do Mundo e Olimpíadas - proibiu que as grandes redes brasileiras, suas associadas, transmitissem o Pan-Americano de 1987.

Quem ousasse não atender ficaria fora dos próximos mundiais e Jogos Olímpicos.

Mas aí...

Para driblar tal determinação, todas as TVs se juntaram e transmitiram os jogos de Indianápolis pela TV Gazeta e uma rede independente. Inclusive cedendo seus principais narradores e comentaristas.

Foi lá, numa final, que a seleção de basquete americana perdeu um jogo em casa. E perdeu, por acaso, para o Brasil em um jogo memorável.

Neto - false - false
Neto jogos o Pan-Americano de 1983

Outra...

Antes, em 1983, em Caracas, conta Fábio Piperno, um arquivo em se tratando de esportes, o futebol do Brasil foi a final. Neto, hoje comentarista, por exemplo, estava em campo. O adversário, o Uruguai, mas só com jogadores veteranos. Um catadão.

Para dirigir o time alviceleste foi chamado um professor da rede pública de ensino, que nunca tinha treinado um time mais experiente. O nome dele: Óscar Tabárez, já há algum tempo à frente da seleção principal. Para ele, foi lá que tudo começou.

Mais uma

Em 1975, outra do Piperno, o Brasil foi para o Pan com um timaço, goleiro Carlos, lateral Rosemiro e o atacante Claudio Adão, entre outros. Na Nicarágua, por exemplo, enfiaram 14 a 0.

Jogo final foi contra o México. México de Hugo Sanchez. Jogo estava um a um, na prorrogação e a acabou a luz do estádio. E como não teve como continuar, as duas seleções dividiram a medalha de ouro.

Tudo isso

O Pan-Americano, hoje tão desprezado, sempre foi importante para o esporte brasileiro. São muitas as histórias de conquistas.

Lamentável não receber agora a atenção que merece. Ou partir dos próprios esportistas a iniciativa de esvaziar a competição.

Camila Rodrigues - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Camila Rodrigues é a protagonista de "Topíssima"
Imagem: Reprodução/Instagram

Reclassificação

Entre as tantas recomendações apresentadas nesses últimos tempos, o Ministério da Justiça entende que "Topíssima", da Record, deve ser levada ao ar depois das 9 da noite. Não às 19h50 como tem acontecido.

Alega que a novela tem "muita violência e atos criminosos". Não há, até agora, nada indicando alguma mudança de horário.

Balança a audiência

A série "The Good Doctor" - "O Bom Doutor" - possui uma característica bem interessante. Onde entra, sempre mexe positivamente com a audiência.

Com o canal GNT, não está sendo diferente.

Possibilidade

Nada certo, por enquanto, mas nos interiores da Band o nome de José Eduardo Moniz, executivo da televisão portuguesa, passou a ser bastante comentado nesses últimos tempos.

Segundo se informa, alguém que Johnny Saad gostaria muito de ter na direção da sua emissora.

Movimentado

Este mês de julho (férias) tem sido um dos mais movimentados da programação da Globo.

Além das estreias de "The Voice", "Escolinha", "Choque de Cultura", "Bom Sucesso", e o retorno do futebol, haverá o encerramento de outras produções, como "Assédio", "Cine Holliudy", "Sob Pressão" e "Carcereiros", além do "Show dos Famosos".

Renato Góes e Julia Dalavia - Paulo Belote/TV Globo - Paulo Belote/TV Globo
Renato Góes e Julia Dalavia em "Órfãos da Terra"
Imagem: Paulo Belote/TV Globo

Sem saída

Em "Órfãos da Terra", capítulo deste sábado, desesperado, Jamil (Renato Góes) anuncia a Laila (Julia Dalavia) que terá que se casar com Dalila (Alice Wegmann) para que o filho dos dois fique em segurança.

Laila aceita o destino e apoia o marido, que promete trabalhar noite e dia para pagar a dívida que tem com Dalila e se livrar da vilã.

Bate - Rebate

* O "Hora do Faro", neste domingo, na Record, fará uma homenagem ao cantor Felipe Araújo, do hit "Atrasadinha".

* Globo vai reunir o elenco de "Amor de Mãe", novela de Manuela Dias, agora em agosto, para iniciar o trabalho preparatório...

* ... As gravações devem ter início em setembro. É a substituta de "A Dona do Pedaço".

* A Globo volta com as transmissões do campeonato brasileiro neste domingo, 4h da tarde...

..* . Entre outros jogos, Corinthians e CSA, Cruzeiro e Botafogo.

* A Record informa que a exibição de "Topíssima" deve seguir até o fim do ano...

.* . Isto, independentemente de já ter iniciado os trabalhos da sua substituta, "Amor sem Igual".

* O canal Smithsonian Channel também comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua, com um especial que irá ao ar de 15 a 20 de julho, às 21h.

* Multishow estreia a nova temporada do "Lady Night", segunda-feira, com mais onze episódios inéditos...

.* . Uma lista de convidados que tem Fátima Bernardes, Lulu Santos, Ana Maria Braga, Taís Araújo, Selton Mello, José Aldo, Deborah Secco, Rodrigo Santoro, Isis Valverde, Chay Suede e Larissa Manoela.

* Votação da Reforma da Previdência levou a Band a transferir a repórter Sonia Blota de São Paulo para Brasília.

* A partir deste sábado, a Rede TV! vai cobrir a 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Trabalho do repórter Fernando Navarro.

* A Rede TV! exibirá aos domingos, após o "Encrenca", o programa "Melhor Pra Elas", com Karina Bacchi. A Fox, por sua vez, apresentará às quintas-feiras.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco