Topo

Coluna

Flávio Ricco


Afiliadas da Record reagem contra mudança na programação

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL*

21/06/2017 07h01

A anunciada mudança na programação da Record, prevista para acontecer em agosto ou até setembro, tem merecido críticas muito fortes por parte das suas afiliadas.

Há, entre as razões principais, o entendimento que o momento é completamente inapropriado para isso, com a retração do mercado na altura que está e a perspectiva quase nenhuma de se chegar tão cedo a um acordo com as operadoras.

Mesmo com alguma recuperação na audiência, os patamares atuais estão distantes de justificar alterações tão significativas quanto as que se pretende colocar em prática, entre as principais, o lançamento de um novo jornal de praça e os custos pertinentes a ele.

Chama também atenção o desejo de se abrir uma nova faixa de reprises, que será a terceira, mesmo não tendo a Record um estoque à altura de um número tão elevado de horários.

Como se observa, contraditórios que devem ser levados em conta ou mais respeitados que simples, e muitas vezes inconsequentes, canetadas.

Cada vez mais
Globo e Record, muito mais que as outras, têm estudos bem avançados para intensificarem o uso de drones no seu jornalismo diário.

Além de uma economia bem significativa, hoje eles atendem muito bem os padrões de transmissão.

Foi-se o tempo
Detalhes como imagens não tão bem definidas, delay ou mesmo a geração por internet deixaram de ser problemas no jornalismo atual.

A importância da notícia já de algum tempo passou a ser o fator principal.

Emanuelle Araújo integra o elenco do "Show dos Famosos" - Raquel Cunha/Divulgação/TV Globo - Raquel Cunha/Divulgação/TV Globo
Emanuelle Araújo integra o elenco do "Show dos Famosos"
Imagem: Raquel Cunha/Divulgação/TV Globo
Semifinal

A semifinal do “Show dos Famosos”, quadro do Faustão, vai acontecer no próximo domingo reunindo os 8 participantes e quatro serão eliminados.

Nesta sexta-feira, em São Paulo, haverá um grande ensaio já com os artistas caracterizados com os tipos que serão defendidos no programa.

“Bem Estar” de bolso
O “Bem Estar”, da Globo, vai lançar um guia especial sobre dor de cabeça e dores nas costas, temas mais abordados no programa.


Com dicas e informações de especialistas sobre as doenças crônicas que mais afligem a população brasileira, o livro de bolso terá dois eventos de apresentação, dia 24 no Rio e dia 26 em São Paulo, este último com a presença de  Fernando Rocha e Mariana Ferrão e da editora executiva do programa, Patrícia Carvalho.

Ninguém vê?
A impressão que passa é que nem dentro da Rede TV! se assiste a Rede TV!.

No “TV Fama”, na segunda-feira, por mais de meia hora ficou um “gc” no ar, repetindo duas vezes a palavra “como” na chamada de uma matéria com a Fernanda Lima. Um  erro escancarado e ninguém viu. Diretor do programa, pessoal do switcher, apresentadores etc.

Ex-Spice
Em passagem pelo Brasil, a ex-Spice Girl Melanie C grava nesta quinta-feira, em São Paulo, o programa “Altas Horas”, do Serginho Groisman e da Globo.

Na próxima terça, ela se apresentará no “Música Boa Ao Vivo”, com Anitta, no Multishow.

Cristiana Arcangeli é um dos "tubarões" de "Shark Tank Brasil" - Divulgação - Divulgação
Cristiana Arcangeli é um dos "tubarões" de "Shark Tank Brasil"
Imagem: Divulgação
Shark Tank
O canal Sony estreia nesta quinta-feira, às 20h, a segunda temporada de “Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões”. Reality que traz agora no elenco Caito Maia, fundador da Chilli Beans, e o ex-“CQC” Erick Krominski, responsável por acompanhar o bastidor e entrevistar os empreendedores antes e depois da entrada no “tanque”.

Caito, o novo “shark”, se junta a Cristiana Arcangeli, João Appolinário, Robinson Shiba e Camila Farani.

Vinil
Elenco todo de “Os Dias Eram Assim” tem colaborado na divulgação da da edição limitada da trilha sonora da supersérie, lançada em LP.

Vinte pessoas que mais conversam sobre a sua realização nas redes sociais irão receber o vinil de presente.

Susana Vieira exibe exemplar da edição limitada da trilha sonora de "Os Dias Eram Assim", lançada em LP - Rafael Campos/Divulgação/TV Globo - Rafael Campos/Divulgação/TV Globo
Susana Vieira exibe exemplar da edição limitada da trilha sonora de "Os Dias Eram Assim", lançada em LP
Imagem: Rafael Campos/Divulgação/TV Globo

A propósito
A repercussão nas redes sociais com a estreia do novo cenário do “Jornal Nacional”, segunda-feira, foi grande.

A hashtag  #JNDeCasaNova entrou  62 vezes nos Trending Topics Mundo e 114 vezes nos TTs Brasil.

Digital
Hoje desliga o sinal analógico em Goiânia, de acordo com decisão tomada ontem em Brasília. A cidade tem, segundo a última pesquisa, 92% de domicílios habilitados para o digital. 

Bate – Rebate

• Depois de emendar “Sol Nascente” e “Os Dias Eram Assim”, Letícia Spiller planeja um tempo longe do vídeo, curtir merecidas férias...
• ... Já no teatro, ela continua o trabalho no espetáculo “Doroteia”, em cartaz em São Paulo até 2 de julho.
• Após rápida folga fora do país, Carlos Alberto de Nóbrega volta a gravar “A Praça é Nossa” nesta quinta-feira.
• Mauro Alvim ficou impressionado com o poder de comunicação do Fausto Silva...
• ... Ao indicar no programa a comédia “Dois Casais em Maus Lençóis”, em cartaz no Teatro Bibi Ferreira, em São Paulo,  a casa lotou...
• ... O espetáculo, de autoria do Mauro, conta com    a participação de Natacha Orana, bailarina do “Domingão”.
• A Record alega erro de a coluna dizer que as gravações do reality “A Casa” tem bastidor violento...
• ... De acordo com a emissora, o reality tem regras quanto a isso...
• ... Quem passar do ponto será punido, embora um dos objetivos do programa seja o de testar os limites psicológicos e físicos dos participantes.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco