Topo

Balança fake! Atrizes usam enchimento para ficar mais gordinhas em novelas

Leopoldina (Letícia Colin), Keyla (Gabriela Medvedovski) e Maria Pia (Mariana Santos): atrizes usam enchimentos na TV - Fotos de divulgação/TV Globo
Leopoldina (Letícia Colin), Keyla (Gabriela Medvedovski) e Maria Pia (Mariana Santos): atrizes usam enchimentos na TV Imagem: Fotos de divulgação/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

21/06/2017 04h00

Não basta ser atriz, tem que abrir mão da vaidade pelas personagens. E com elas não tem essa dos "cinco quilos que a TV engorda" - vale usar até enchimento para ganhar as formas que o papel pede. É o caso de Letícia Colin, que tinha a missão de engordar para ficar fisicamente mais parecida com a princesa Leopoldina, de "Novo Mundo", mas não conseguiu, mesmo enfiando o pé na jaca, sob ordem do diretor Vinícius Coimbra.

A solução foi usar um macacão de alpiste por baixo das cinco camadas de roupa, para dar à mulher de Dom Pedro (Caio Castro) mais bumbum e mais culote e alguns pneuzinhos.

Letícia Colin é a princesa Leopoldina em "Novo Mundo" - Fotos de divulgação/TV Globo - Fotos de divulgação/TV Globo
Letícia Colin é a princesa Leopoldina em "Novo Mundo"
Imagem: Fotos de divulgação/TV Globo

"Eu tinha me comprometido a engordar. Adoro comer, então achei o máximo. Vinícius disse: 'Você é a única atriz que eu falo que pode engordar, mas não engorda!". Adoro comer besteira: comia chocolate, hambúrguer, fritura... Estava pegando pesado, e consegui quase uma gastrite", lembra.

A atriz de 27 anos conta que acha graça usando o acessório, e aproveita o volume para fazer piada entre os amigos, no camarim.

"É bizarro [risos]! Leopoldina passa por uma sucessão de tristezas, perde os filhos, vai perdendo o elo com a família, Dom Pedro tem inúmeros casos... Ela vai ficando infeliz, saindo cada vez menos do palácio, fica mais solitária, perde o encanto. Ela vai guardando, acho que esse é o mais problemático: ela é uma princesa, não dá piti, não dá ataque."

Gabriela Medvedovski é Keyla em "Malhação: Viva a Diferença" - Fotos de divulgação/TV Globo - Fotos de divulgação/TV Globo
Gabriela Medvedovski é Keyla em "Malhação: Viva a Diferença"
Imagem: Fotos de divulgação/TV Globo

Já a Keyla de "Malhação: Viva a Diferença", Gabriela Medvedovski,  24 anos, até ganhou uns quilinhos, mas a ideia é deixar ainda mais visível a diferença de peso quando a adolescente, que teve um filho no primeiro capítulo da temporada, emagrecer.

Na trama, a filha de Roney (Lúcio Mauro Filho) recorre a dietas malucas e remédios para emagrecer - na última semana, chegou a parar no hospital depois de desmaiar na balada.

Compulsão alimentar

A questão da autoestima também aparece em outra falsa gordinha das novelas: Maria Pia, personagem de Mariana Santos em "Pega Pega". Ela vive em função do amigo e patrão, Eric (Mateus Solano), por quem vive um amor platônico, e desconta suas frustrações na comida. 

Por causa da compulsão, ela vive sendo criticada pela mãe, Lígia (Angela Vieira), que acredita que o viúvo não repare na filha por conta da aparência.

Mariana Santos é Maria Pia em "Pega Pega" - Fotos de divulgação/TV Globo - Fotos de divulgação/TV Globo
Mariana Santos é Maria Pia em "Pega Pega"
Imagem: Fotos de divulgação/TV Globo

"Quando começamos a construir a Maria Pia, eu sabia que ela era uma mulher fora dos padrões. Todo o trabalho do figurino foi para construir essa personagem para que ela ficasse mais real mesmo. Desde o enchimento, para que ela ficasse mais 'quadrada', até a roupa mal cortada e com cores que não a favorecem", explica a atriz, de 40 anos, 1,68m e manequim 38.

Mariana explica que não precisou engordar para a novela nem tem facilidade para ganhar peso. Ela, que faz exercícios regularmente e controla a alimentação, sem restrições mirabolantes, conta que se espantou ao ver no espelho com o visual da vilã.

"No começo eu fiquei meio confusa! Assim que eu coloquei o figurino e me vi no espelho com os cabelos escuros e com aquele corpo que não era o meu, me causou um estranhamento", afirma.