Topo

Intelecto Kpopper: novidades que valem o nosso tempo

Camila Monteiro

18/03/2019 13h12

Mamamoo promovendo seu novo disco White Wind (reprodução/twitter @RBW_MAMAMOO)

 

  • Mamamoo – gogobebe

Mamamoo, minha girlband preferida, voltou com um lead single excelente, gogobebe, e um álbum igualmente bom, o White Wind. O clipe me lembrou tudo que vem sendo feito no pop ocidental ultimamente (latinidades e muito neon), porém numa versão melhorada, com as guitarras típicas de Mamamoo, além de figurinos e conceitos mais elaborados. Enquanto o grupo promove seu novo trabalho, Hwasa segue conquistando (corações) #1 lugares com seu single solo de estreia, Twit, que é outro mv/jam que vale a pena conferir.

 

  • Jus2 – Focus on Me

Fazendo uma linha The Weeknd em Starboy, Just2 é uma excelente unit da boyband Got7, formada pelo líder JB e Yugyeom. Vários integrantes do grupo possuem projetos paralelos, mas essa combinação que deu vida a Jus2 é provavelmente a minha preferida de todas as possíveis. Yugyeom é o melhor dançarino da Got7 e um excelente performer, Jaebum é (tudo) voz e malemolência e os dois juntos resultam em um mv cheio de decisões acertadas: coreografia inteligente, estética desfile de moda futurista, figurino Gucci boy, a cartela de cores e os efeitos usados na medida certa. Vale a pena assistir as performances ao vivo do duo pois ambos são ótimos no palco. O ep que eles lançaram, Focus, é interessante, com momentos bem r&b lembrando Trey Songz e The Weeknd e outros numa pegada lounge music que deu certo.

 

  • SUNMI – Noir

Eu sou muito fã da Sunmi não somente pelas músicas e performances ao vivo, mas também porque ela é ótima no twitter. Ela é irônica, engraçada, meio troll, meio de saco cheio de tudo e esse combo define bem como uma parcela das pessoas se sentem em 2019. Noir é isso em vídeo. Uma crítica clara a nossa cultura atual de "deixe o like e se inscreva". Sunmi não erra jamais no quesito visual. Todos os clipes dela (Gashina, Heroine, Siren) têm uma ótima produção e Noir não é diferente. Pela mensagem, pela música, pelo momento atual que vivemos em meio a hashtags, absurdos e mentiras em troca de likes e seguidores Noir se tornou meu trabalho preferido dela. Aguardo ansiosamente o próximo disco/ep.

 

  • LOONA – Butterfly

FLY LIKE A BUTTERFLY. WINGS. WINGS. É isso, finalmente eu posso dizer STAN LOONA genuinamente. Já faz um tempo que eu venho assistindo mvs do grupo e algumas músicas já habitam as minhas playlists (Favorite e 9/heat excelentes), mas foi com butterfly que eu fui vencida pela força que é LOONA. Absolutamente tudo deu certo aqui; a música meio indie pop lembrando Carly Rae Jepsen, a coreografia perfeita (a sincronia do grupo é assustadora), o mv inclusivo com modelos de todos os lugares do mundo. Tudo funcionou para fazer de butterfly a melhor música da carreira delas que só tá começando. STAN LOONA sim.

 

  • (G)I-DLE – Senorita 

Eu falei em um post anterior o quanto eu gosto da Soyeon, líder, rapper e alma de IDLE, e no single novo do grupo isso corrobora a minha admiração por ela. Da primeira vez que vi o mv eu estranhei, achei meio Lo siento do Superjunior, meio Egotistic da Mamamoo, mas Soyeon tem magnetismo e talento necessários para me convencer que de repente se eu repetir várias vezes eu vou gostar. E foi exatamente isso que aconteceu. Senorita veio na onda latinidades que tá em toda música pop atual e não é marcante como LATATA ou HANN mas é uma música que cresce conforme tu escuta. O mv me lembrou o clássico filme "A morte lhe cai bem" versão atualizada porém ainda assim camp e glamourizada.

 

  • NCT 127 – Wakey-Wakey

Hoje de manhã saiu o clipe da nova música da NCT, Wakey-Wakey. É o lead single do segundo álbum em japonês da banda, Awaken, que será lançado dia 18 de abril. O clipe faz a linha que já conhecemos da banda, com uma coreografia intensa, closes na cara de – quase – todos pois um grupo repleto de visuals e Taeyong sempre em destaque (verdade seja dita eu achei que ele aparece menos que o habitual nesse vídeo). A música me lembrou bastante a segunda geração do k-pop, mas pode ser porque eu fiquei distraída pela peruca noventista que colocaram no Johnny (vamos fingir que isso não aconteceu para o bem de todos). Fiquei bastante feliz de ver Yuta e Jungwoo ganhando mais destaque e com a participação de Haechan – provavelmente minha voz preferida em toda NCT – mesmo sentado (ele quebrou a perna no fim do ano passado e ficou de fora de vários compromissos do grupo). O grande destaque no entanto vai para Jaehyun, o claro MVP desse MV (não tive intenção de rimar, peço perdão). Ele não somente carrega a música nas costas como também o clipe. Taeil canta muito e espero que comecem a filmar mais ele enquanto ele canta as notas mais difíceis das músicas pois ele merece.

 

Sobre a autora

Camila Monteiro é jornalista e estudante de doutorado em música, mídia e fandoms. Ama cultura pop e é muito fã de Bangtan. Sua vida se divide em antes e depois que ela viu Park Jimin na sua frente.

Sobre o blog

Nesse espaço discutiremos o Universo Kpopper: fandoms, bandas, debuts, disbands, MVs, álbuns, tours, coreografias, Coréia e tudo que o K-Pop nos oferece. Entre visuals, rappers e vocalistas, ultimates e bias wrecker estabelecido(a)s, vamos refletir sobre as diferentes gerações do pop coreano, a influência na moda, beleza, cultura e como o K-pop muda a vida das pessoas.

KPop Pop Pop