Topo

12 anos depois, a novela "Alma Gêmea" continua viva nos memes da internet

Nilson Xavier

21/06/2017 13h09

No que depender da internet, vários personagens de TV que povoam o imaginário popular não morrerão nunca. Ou pelo menos serão visitados de tempos em tempos.

Mais recentemente, os gringos descobriram a Cuca do "Sítio do Picapau Amarelo" (a versão de 2001). Antes disso, chamaram uma das várias caretas de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah na novela "Senhora do Destino") de "Confused Lady", com fórmulas matemáticas para ilustrar.

Aqui no Brasil, personas reais, como Gretchen, Inês Brasil, Ana Maria Braga, Susana Vieira e Glória Maria, divertem as redes sociais sob a forma de memes, geralmente em ótimas sacadas.

Há um bom tempo tenho notado na internet a presença constante de duas figuras marcantes de nossa Teledramaturgia: as vilãs Débora e Cristina da novela "Alma Gêmea", mãe e filha interpretadas pelas atrizes Ana Lúcia Torre e Flávia Alessandra.

A novela completou nessa semana doze anos de sua estreia. Escrita por Walcyr Carrasco, "Alma Gêmea" foi um fenômeno, tanto em audiência quanto repercussão, na exibição original, em 2005, e na reprise no "Vale a Pena Ver de Novo", entre 2009 e 2010.

Pela proposta de interpretação das atrizes, exageradamente teatral e over, Débora e Cristina rendem várias imagens (gifs) que ilustram perfeitamente um número incontável das mais variadas situações. Servem para tudo! Um gif de Cristina em chamas, gritando QUE HINO vem sendo muito replicado de uns tempos para cá.

Conversei sobre o assunto com o Forum PAN, o grupo na internet que popularizou esses memes de Débora e Cristina: "Os gifs surgiram em 2009-2010, com a reprise da novela. (…) A cena da morte de Débora, envenenada depois de tomar um refresco, é tão expressiva que é possível usar em diversas ocasiões." Os memes com Débora fizeram tanto sucesso que até hoje os fãs continuam criando gifs – inclusive da atriz Ana Lúcia Torre em outras novelas que ela participou.

"Antes da Gretchen fazer sucesso nesse segmento, Susana Vieira e a personagem Débora dominavam esse 'mercado de gifs'. Após o sucesso da Gretchen, isso parou um pouco, mas ainda usamos muito os bordões e gifs da cena da morte da Ana Lúcia em 'Alma Gêmea'. Porque é um gif que diz tudo e você praticamente não precisa dizer nada, ele expressa por você!"

O meme de Cristina em chamas gritando QUE HINO é mais recente. "A gente tinha essa mania de gritar QUE HINO para qualquer coisa, desde música até filme. O gif dela gritando deu muito certo para legendar isso. (…) Tem vários dessa cena da morte da Cristina: ela sendo puxada pro espelho, pondo fogo na casa, colocando a tiara na cabeça, etc."

Em tempo: na trama de "Alma Gêmea", Débora prova do próprio veneno, literalmente: ela põe veneno no refresco para matar outra personagem e acaba tomando o copo errado. Já Cristina morreu em um incêndio e sua alma foi para o inferno.

Acesse o banco de gifs da Débora AQUI.
Saiba tudo sobre "Alma Gêmea" AQUI: elenco completo, trama, personagens, curiosidades, etc.
Leia também: "Após Nazaré, Cuca do Sítio vira meme internacional e confunde gringos"
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier