22/02/2009 - 22h33

Império Serrano enche a avenida de sereias e fecha desfile com Iemanjá

Da Redação
Imensos cavalos brancos à frente de Netuno, Deus do Mar, abriram o desfile da Império Serrano neste domingo, 22 de fevereiro, no primeiro dia de desfiles na Marques de Sapucaí. Com as cores verde e branco da escola, o abre-alas deu início a um desfile com imagens de mitos e animais marinhos afinados como o enredo "Lendas das Sereias, Mistérios do Mar". O samba, já cantado pela escola num desfile de 1976, ficou famoso na época e chegou a tocar nas rádios nas vozes de Clara Nunes e Marisa Monte. Anos depois, a música volta ao desfile cantado por Nêgo e Gonzaguinha.
  • Ricardo Moraes/ AP

    Rainha de bateria, Quitéria Chagas desfila com a Império Serrano, primeira escola a entrar na Sapucaí no domingo


Na comissão de frente, a sereia do tema vinha rodeada por cavalos marinhos que deslizavam na avenida sobre duas rodas. Em seguida, tons de azul e amarelo começaram a aparecer na avenida com alas sobre os servos do mar, piratas e pérolas, além de uma alegoria azulada e cintilante com golfinhos e sereias. Ainda no chão, ao longo de mais de 30 alas, desfilaram fantasias de medusas, peixes-dourado, estrelas-do-mar, anêmonas e conchas.

Já os carros alegóricos, com nomes de mitos do fundo mar, apareceram nas mais variadas cores. Entre eles estão "O Mar de Caiala", que mostrou um grande "castelo de areia" em tons pastéis rodeado por sereias; o "O Mar de Ogunté", com destaque para um polvo alaranjado gigante no topo e um peixe espelhado na frente; e o "O Mar de Inaê", carro de corais coloridos que soltava bolhas de sabão pela avenida.

Na reta final do desfile, as duas últimas alas apareceram com fantasias brancas, simbolizando as oferendas à Iemanjá e apresentando o carro final, com uma estátua gigante que, toda branca, representava a "rainha do mar". Como destaques da escola apareceram Quitéria Chagas, a rainha da bateria, e nomes famosos como o dos diretores de TV e cinema Daniel Filho e Jorge Fernando.

Presidente da República no desfile

Presente na Marquês de Sapucaí, o presidente Lula acompanhou a noite de desfiles do início, desde a entrada da Império. Além da primeira-dama Marisa Letícia, estavam ao seu lado no camarote o governador do Rio Sérgio Cabral e o prefeito da capital carioca Eduardo Paes.

Compartilhe:

    RECEBA NOTÍCIAS

    Hospedagem: UOL Host