São Paulo

No 2º dia de Carnaval de SP, Dragões e Império entram na briga pelo título

Jussara Soares

Colaboração para o UOL

26/02/2017 08h30

A segunda noite de desfiles no Sambódromo do Anhembi fez valer o ingresso do público do começo ao fim e a campeã do Carnaval 2017 de São Paulo pode sair dos desfiles deste sábado (25), que teve apresentações superiores ao primeiro dia. Com performances memoráveis, Dragões da Real e Império de Casa Verde possivelmente terão uma briga acirrada pelo título, junto a Acadêmicos do Tatuapé e Unidos de Vila Maria, que saíram na noite anterior. A Vai-Vai conquistou pela emoção, mas por outro lado teve graves problemas de evolução, o que não deve deixar a escola ir muito adiante.

A noite de sábado foi marcada por uma paralisação de quase 1 hora do presidente da Nenê de Vila Matilde, Rinaldi Andrade, o Mantega, que se recusou a colocar a escola na avenida com a pista molhada. A Vai-Vai, agremiação que passou antes, jogou água no chão durante sua passagem --o enredo, sobre a Mãe Menininha do Gantois, mencionava as Águas de Oxalá. O público não gostou do atraso e chegou a vaiar a Nenê.

Horas antes, a Dragões, que chegou ao Grupo Especial em 2012, colocou o Anhembi para cantar a sua homenagem à Asa Branca, de Luiz Gonzaga. A agremiação imprimiu o sertão em suas alegorias e fantasias e fez uma apresentação consistente, evoluindo bem e com os componentes cantando com alegria. Se o enredo já era de fácil compreensão, a bateria de Mestre Tornado --que fez cinco paradinhas-- só ajudou a seduzir ainda mais o público.

A Império de Casa Verde levou fantasias e alegorias luxuosas para a avenida ao apresentar um enredo abstrato, pedindo pela paz mundial, e se credenciou na briga pelo bicampeonato. Mais uma vez, o carnavalesco Jorge Freitas criou efeitos visuais com uma diversidade de materiais nas fantasias e de elementos humanos nos carros. O que faltou à escola foi um samba mais vigoroso e um tema de melhor assimilação, que ajudaria a Império a ter o apoio do público em seu coro, algo que não aconteceu.

Já a Vai-Vai levou a plateia na mão: o samba poderoso colocou a arquibancada para cantar. Por outro lado, as fantasias e alegorias estavam abaixo de suas concorrentes. Houve também correria dos componentes da avenida para não estourar o tempo. Com isso, a escola pode perder pontos preciosos.

Reproduēćo/TV Globo
Funcionįrios tiveram que secar o sambódromo após passagem de carro da Vai-Vai, o que atrasou os śltimos desfiles da noite Imagem: Reproduēćo/TV Globo

A segunda noite

A Mancha Verde, primeira a desfilar neste sábado, divertiu com um enredo sobre os Zés do Brasil. E apostou na criatividade para fazer um desfile sem grandes erros para evitar voltar ao Grupo de Acesso.

Com homenagem a Salvador, a Unidos do Peruche teve problemas para empurrar carros e a evolução, consequentemente, foi prejudicada. As fantasias também deixaram a desejar e alguns componentes tiveram dificuldade com fantasias, que teve partes se despedaçando.

Depois do atraso, a Nenê de Vila Matilde, que também fez um desfile sobre cidade, homenageou Curitiba, no Paraná, e teve a participação da youtuber Kéfera Buchmann. A escola fez um desfile correto, mas no final correu para não estourar o tempo.

Já era quase 7h quando a Rosas de Ouro entrou na avenida. O atraso, no entanto, não tirou o ânimo da escola, que fez um enredo lúdico sobre banquete. Quem ficou até o fim se divertiu com um desfile colorido, longe do luxo das fantasias e alegorias de outros tempos.

A grande campeã do Carnaval 2017 de São Paulo será revelada nesta terça-feira (28). Em um julgamento cada vez mais criterioso, os detalhes definem as vencedoras e o que se leva de mais um Carnaval são os espetáculos que se viu. O desfile dos vencedores acontece na próxima sexta-feira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Maurício Stycer
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
Agência Estado
UOL Entretenimento
do UOL
Topo